Pular para o conteúdo principal

Gotas robóticas querem virar líquido pensante

O fruto mais importante da pesquisa não são exatamente os robôs, mas o próprio comportamento de enxame. [Imagem: Correl Lab/UColorado-Boulder]

Líquido que pensa

Enquanto um robô consegue desempenhar uma única tarefa de cada vez, centenas ou milhares deles poderão fazer tudo mais rapidamente.

Mas o que deixado os pesquisadores realmente interessados nos chamados enxames robóticos é a possibilidade de executar tarefas mais complexas, que não podem ser feitas por um ou por poucos robôs.

Nick Farrow e Nikolaus Correll, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, estão particularmente entusiasmados com os "ganhos de inteligência" obtidos com seus robôs em formato de esfera.

Do tamanho de bolas de pingue-pongue, eles foram batizados de "gotas".

"Quanto as gotas trabalham como um enxame, elas se transformam em um 'líquido que pensa'," entusiasma-se Correll.

Robótica de enxame

Os primeiros comportamentos obtidos pelo "líquido pensante" compreendem reconhecimento de padrões, movimento baseado em sensores e mudança de forma do enxame.

O segredo para o desenvolvimento acelerado do comportamento robótico está na criação de uma plataforma simples e barata, que permite que muitos robôs sejam construídos para formar enxames cada vez maiores.

Como o processamento que cada robô individualmente deve fazer é muito pequeno, eles podem ser simples e baratos, ainda que o comportamento resultante seja complexo e trabalhe com eventos significativos, como a montagem de um avião ou a limpeza de um vazamento de óleo.

Uma plataforma simples e barata permite que muitos robôs sejam construídos para formar enxames cada vez maiores e mais complexos. [Imagem: Correl Lab/UColorado-Boulder]

Inteligência distribuída

O fruto mais importante da pesquisa, contudo, não são exatamente os robôs, mas o próprio comportamento de enxame.

Esse fruto é colhido na forma dos programas de controle dos robôs, que aprendem a se relacionar e trocar dados de forma cada vez mais eficiente.

Isto permite desenvolver comportamentos em laboratório que depois serão transferidos para outros robôs, mesmo com formatos e funções diferentes, ou para enxames muito maiores.

É o caso, por exemplo, de uma simulação na qual as gotas trabalham como se estivessem montando um avião ou um telescópio no espaço.

As pequenas bolas piscantes - elas trocam dados entre si e com o computador central por meio de luzes - jamais conseguiriam empreender tal tarefa, já que não possuem nem mesmo manipuladores para pegar peças.

Mas o programa de controle poderá ser repassado para enxames robóticos que estejam preparados para tarefa, seja montar uma avião, construir casas em Marte ou monitorar os oceanos.

Correl afirma que virtualmente não há limites para o que pode ser feito usando esses sistemas de inteligência distribuída.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s