Pular para o conteúdo principal

Centro para Estudo do Risco Existencial teme revolução dos robôs

A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, criou um centro de pesquisas para avaliar os riscos de que a tecnologia venha a destruir a civilização.

O Centro para o Estudo do Risco Existencial (CSER, na sigla em inglês) pretende analisar riscos impostos à humanidade pela biotecnologia, inteligência artificial, biologia sintética, mudanças climáticas antropogênicas e nanotecnologia.

O centro foi idealizado por um trio bastante heterogêneo: Huw Price (filósofo), Martin Rees (astrofísico) e Jaan Tallinn (cofundador do Skype).

Apesar de alguns riscos tecnológicos bastante conhecidos, como a contaminação por pesticidas e agrotóxicos e efeitos colaterais de medicamentos, além da falta de estudos adequados sobre outros, como a manipulação genética de plantas e animais e os efeitos das nanopartículas sobre a saúde e o meio ambiente, o grupo parece interessado em "riscos mais futurísticos".

Em suas declarações, o trio mostra preocupação com o que chamam de "singularidade tecnológica", um momento no qual computadores ou robôs se tornarão tão inteligentes que superarão os humanos, podendo passar a nos controlar.

Estaríamos então à mercê de "máquinas não exatamente maliciosas, mas máquinas cujos interesses não nos incluem," disse o professor Price.

Mostrando uma aparente desconexão entre preocupações e a realidade atual das pesquisas em robótica e em inteligência artificial, os pesquisadores viajam diretamente das previsões para o campo da futurologia, falando de máquinas que podem não se parecer com os seres humanos, mas que serão mais inteligentes.

Em alguns momentos, os riscos alegados pelo trio parecem tão distantes no futuro - se é que se realizarão - que é difícil discerni-los da ficção científica.

Que um robô que adquira consciência e decida levar a vida por si próprio pode representar um risco para a humanidade, é algo inegável.

Mas qual é a distância entre os robôs atuais e o T-1000? Ou entre os aplicativos de inteligência artificial de hoje e a Skynet?

Parece que o centro destinado a estudar riscos existenciais nasce com um risco intrínseco: o de focar riscos tão improváveis que suas pesquisas nunca poderão ser validadas.

A tecnologia sempre gerou temores, alguns infundados, outros não. Mas os riscos parecem ter quase sempre vindo de onde menos se suspeitava.

De qualquer forma, o que se espera do Centro para o Estudo do Risco Existencial é que se gerem discussões filosóficas ricas, e não apenas distopias amedrontadoras para a população - de profecias sobre o fim do mundo já temos o bastante.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/