Pular para o conteúdo principal

Dióxido de carbono: Nossa salvação de uma futura Era do Gelo?


Reverso da medalha

As emissões humanas de carbono de origem fóssil inauguraram uma era que os cientistas batizaram do Antropoceno, marcada pela forte influência do homem no meio ambiente.

Especificamente as emissões de dióxido de carbono (CO2) são consideradas elementos importantes no aumento da temperatura média do planeta.

Mas esse mesmo CO2 que agora ameaça o homem poderá ser a nossa salvação na próxima era do gelo.

É o que garante o professor Lars Franzén e seus colegas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

"Nós estamos provavelmente entrando em uma era do gelo exatamente agora. Entretanto, nós não estamos notando isso devido aos efeitos do dióxido de carbono," propõe ele.

Eras do gelo

Ao longo dos últimos três milhões de anos, a Terra experimentou pelo menos 30 eras do gelo. Os períodos entre as diversas eras do gelo são conhecidos como interglaciais.

Os pesquisadores acreditam que a chamada Pequena Era do Gelo, que ocorreu entre os séculos 16 e 18, pode ter sido interrompida pela atividade humana.

O aumento da derrubada de florestas e o aumento das áreas de cultivo agrícolas, combinados com os primeiros estágios da industrialização, resultaram em um aumento das emissões de dióxido de carbono que provavelmente abrandou, ou mesmo inverteu, a tendência de esfriamento.

"É certamente possível que as várias atividades da humanidade contribuíram para estender o intervalo entre as eras de gelo ao manter os níveis de dióxido de carbono altos o suficiente," explica o professor de Geografia Física. "Sem o impacto humano, a progressão inevitável para uma idade do gelo teria continuado."

Turfeiras

O pesquisador cita como elemento importante nessas modificações o aumento das turfeiras, que absorvem dióxido de carbono da atmosfera. Encontradas principalmente nas zonas temperadas, elas já cobrem cerca de 4% da área terrestre do planeta, e continuam crescendo.

Estudos indicam que cada metro quadrado de turfeira absorve cerca de 20 gramas de carbono por ano.

"Não havia emissões de carbono fóssil durante os interglaciais anteriores. O sequestro de carbono nas turfeiras pode então ser um das principais razões pelas quais as eras do gelo têm ocorrido uma após a outra," propõe o pesquisador.

"Se nós aceitamos que a elevação dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera leva a um aumento na temperatura global, a conclusão lógica deve ser que níveis reduzidos de CO2 levam a uma queda na temperatura," esclarece ele.

Medindo o crescimento das turfeiras, o pesquisador concluiu que as preocupações com o aquecimento global logo poderão ser substituídas por uma preocupação com o resfriamento global.

"Nossos cálculos mostram que as turfeiras podem contribuir para o arrefecimento global com o equivalente a cinco watts por metro quadrado. Há uma grande quantidade de provas que sugerem que estamos perto do fim do período interglacial atual," concluiu ele.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s