Pular para o conteúdo principal

Curiosity envia imagens de Marte e jipe-robô ganha até perfil nas redes sociais


Missão em busca de indícios de vida em Marte está sendo documentada em imagens divulgadas diariamente pela Nasa, e até no mundo virtual o Curiosity ganhou vida

Curiosity em 360
Imagem de Curiosity em 360° é chamada pela Nasa de autoretrato à la Picasso ( NASA/JPL-Caltech)
O jipe-robô Curiosity, da Nasa (agência espacial americana), que pousou em Marte nesta semana, está documentando a missão no planeta vermelho com imagens em alta resolução, panorâmicas e até 3D. Ele já ganhou um perfil na rede social Facebook e outro no Twitter, onde a equipe da Nasa publica as novidades da missão como se fosse o próprio Curiosity relatando a aventura em primeira pessoa. 
O robô está equipado com câmeras localizadas na “cabeça”, ou mastro. Em uma das imagens em alta resolução, divulgada em preto e branco, é possível ver a topografia da cratera onde o Curiosity foi enviado em busca de indícios de vida, com escarpas e planícies. Em frente, surge uma cordilheira de suaves colinas que marca os limites da cratera Gale. Segundo a Nasa, a imagem mostra duas depressões que “provavelmente foram escavadas pela onda expansiva dos propulsores durante a descida do Curiosity”.
NASA/JPL-Caltech
Curiosity sombra
Projeção da sombra do Cruiosity em solo marciano
Sombra - Outra imagem em alta resolução mostra a sombra do mastro e a “cabeça” do Curiosity sobre a superfície de Marte. No Facebook, Curiosity escreveu: “Atenção! Meu mastro acionou perfeitamente. Estou dando uma olhada em volta, registrando umas imagens como essa [da minha sombra]”
Panorâmica – A câmera do Curiosity também está registrando imagens panorâmicas de Marte – por enquanto, poucos quadros já chegaram à Terra em alta resolução. Segundo a Nasa, o centro de controle da agência espacial recebe a informação primeiro em baixa resolução e pouco a pouco vai atualizando os detalhes das imagens. As primeiras imagens que transmitiu logo após aterrissar foram em preto e branco e em baixa resolução, tiradas com pequenas câmeras instaladas na sonda para detectar possíveis danos em suas rodas.
NASA/JPL-Caltech
Curiosity Panorâmica
Panorâmica de Marte enviada por jipe-robô Curiosity mostra, ao centro, imagens em alta definição
Cores – A câmera em cores do Curiosity está enviando, por enquanto, imagens não muito nítidas. O sistema, chamado de Mars Hand Lens Imager (MAHLI), ainda está com o protetor contra o pó marciano acoplado e, em breve, deverá se desfazer dessa proteção e enviar imagens mais nítidas do planeta. No entanto, um quadro do vídeo gravado durante a descida do Curiosity, em cores e em alta resolução, foi divulgado pela Nasa, mostrando o momento em que o escudo protetor do jipe-robô é retirado na descida ao planeta vermelho.
NASA/JPL-Caltech
Descida Curiosity
Imagem em alta resolução mostra o escudo térmico do Curiosity, da NASA, de 4,5 metros de diâmetro durante a descida para a superfície de Marte, tirada pelo sistema Imager Descent Marte, conhecido como Mardi
NASA/JPL-Caltech
Curiosity frente 3D
Imagem em 3D enviada por Curiosity mostra a frente do jipe-robô
Curiosity - O robô Curiosity, que aterrissou com sucesso nesta segunda-feira em Marte após uma viagem de 567 milhões de quilômetros, é o explorador móvel mais complexo enviado pela Nasa ao espaço.
Enquanto as pesquisas realizadas anteriormente em Marte com as naves Viking I e II e os robôs Spirit e Opportunity se concentraram na busca por água, o objetivo da Curiosity é buscar sinais de vida durante os próximos dois anos.
O robô está equipado com o MSL (Laboratório Científico Marciano, na sigla em inglês), composto por uma dezena de instrumentos de análise para examinar o solo, as rochas e a atmosfera do planeta, que inclui um laser para pulverizar fragmentos de rochas que possam atrapalhar suas tarefas e um aparelho projetado para detectar compostos orgânicos.
O Curiosity está acoplado em um robô com seis rodas, que mede dois metros de altura, e quase três metros de largura, com três metros de comprimento. A “maquininha” pesa quase uma tonelada, cinco vezes mais que seus antecessores Spirit e Opportunity.
O nome Curiosity foi sugerido em 2009 por uma estudante do Kansas, Clara Ma, em um concurso realizado pela Nasa no qual recolheu as propostas de mais de nove mil crianças de todo o país.
A aproximação final do Curiosity ao Planeta Vermelho, conhecida como os 'sete minutos de terror', era a missão robótica mais complicada jamais tentada pela Nasa, devido às características do explorador.
Como um “transformer”, desde que entrou na atmosfera marciana a 21,5 mil quilômetros por hora, a cápsula deixou de ser um cone envolvido em temperaturas de quase 900 graus centígrados para se transformar em uma grua flutuante sobre oito foguetes – tudo em 420 segundos.
O Curiosity pousou ao pé do monte Sharp, que se eleva sobre 5,5 mil metros no centro da cratera Gale, aberta há três bilhões de anos pelo impacto de um meteorito e que, acredita-se, um dia abrigou um lago.
O estudo das diferentes camadas geológicas do monte Sharp, autêntica testemunha da história de Marte, é um dos principais objetivos da missão.
O Curiosity tem uma fonte nuclear de energia que lhe permitirá seguir operando por todo um ano marciano, equivalente a 23 meses da Terra. O custo da missão é de cerca de 2,5 bilhões de dólares.
(Com agência EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s