Pular para o conteúdo principal

Liu Yang será a primeira mulher chinesa a ir ao espaço



PEQUIM — Liu Yang, uma piloto de caça de 33 anos com nervos de aço e experiência em missões especiais, se tornará neste sábado a primeira mulher chinesa a viajar ao espaço, como membro da missão Shenzhou IX, junto a outros dois astronautas.
Liu e os dois astronautas homens ocuparão seus postos no foguete que irá decolar da base de Jiuquan, no deserto de Gobi, para uma viagem que tem como objetivo acoplar a nave ao módulo espacial chinês Tiangong-1, atualmente em órbita ao redor da Terra.
"Três astronautas, dois homens e uma mulher", Liu Yang, "estarão a bordo da nave Shenzhou IX", anunciou a agência oficial de notícias China Nova.
Os astronautas escolhidos fazem parte de uma seleta lista divulgada pelas autoridades chinesas. Nessa lista, Liu era acompanhada por Wang Yapin, outra piloto de caça de pouco mais de 30 anos de idade, e também dona de uma trajetória absolutamente brilhante.
De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira, Wang Yapin demonstrou toda sua capacidade no comando de sua aeronave em "dois importantes acontecimentos recentes", incluindo voos para manipulação de nuvens a fim de evitar chuvas durante os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.
Em maio de 2008, após o potente terremoto que causou milhares de mortes na região de Sichuan (sudoeste), participou da entrega de ajuda humanitária.
Sobre Liu, a imprensa chinesa apenas mencionou como chamou atenção pelo sangue frio que demonstrou no dia em que seu avião se chocou contra uma nuvem de pombos. Apesar dos pequenos danos sofridos pela nave, a jovem conseguiu contornar a situação e aterrissar sem inconvenientes.
Segundo a imprensa chinesa, Liu nasceu em Zhengzhou, na província de Henan, e entrou para a escola de aviação militar em 1997. Considerada uma aluna exemplar, se destacou também em equipes de voleibol nas escolas por onde passou.
"No caso das astronautas chinesas, é um clássico que comecem como pilotos na força aérea. Todos os astronautas chineses têm essa experiência em comum", explicou à AFP Morris Jones, um especialista australiano em questões espaciais.
Segundo Jones, Liu e Wang seguiram um treinamento acelerado para participarem das operações na estação.
"Acredito que tenham tido um treinamento intensivo e que certas matérias não tão essenciais não tenham sido ensinadas. Essas mulheres estão prontas para ir ao espaço, mas não foram instruídas no mesmo nível que um astronauta completamente formado", comentou.
A missão Shenzhou ("Nave divina") IX consistirá no acoplamento manual ao módulo Tiangong-1 ("Palácio celeste"). Ela integra o programa com o qual a China pretende passar a ter um módulo espacial permanente de hoje até 2020.
A China será o terceiro país, depois da União Soviética e dos Estados Unidos, a enviar uma mulher ao espaço com tecnologia própria.
Pequim efetuou seu primeiro voo espacial tripulado em outubro de 2003, com Yang Liwei.

FONTE: AFF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s