Pular para o conteúdo principal

Em marco histórico, CEFAA e Cridovni assinam acordo de cooperação




Durante a Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE) 2012, ocorrida em Santiago (Chile) de 27 de março a 01 de abril, foi celebrado um acordo de cooperação entre o Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA), entidade da Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) representada por seu diretor, o general da reserva da Força Aérea Chilena (FACH) Ricardo Bermúdez Sanhueza, e a Comissão Receptadora e Investigadora de Denúncias de Objetos Voadores Não Identificados (Cridovni), dependente da Força Aérea Uruguaia (FAU), representada por seu presidente, coronel Ariel Sánchez.

Os dois países - Chile e Uruguai - levam muito a sério o Fenômeno UFO e se preocupam oficialmente com sua manifestação, presença e consequências . Bermúdez palestrou em março no International UFO Congress 2012 e Sánchez, (militares pesquisam UFOs há mais de três décadas, sem segredos e O Uruguai é um dos poucos países que admite pesquisar os UFOs oficialmente), onde já solicitava esta união entre nações Sul-americanas na pesquisa dos UFOs. O major do Exército Chileno Rodrigo Bravo Garrido , membro do CEFAA e coautor da obra Ufologia Aeronáutica: Um Novo Conceito no Estudo dos UFOs também estava presente.

Pontos do acordo

Considerando que CEFAA e Cridovni estão interessados no estudo científico de Fenômenos Aéreos Não Identificados (FANIs), é de extrema utilidade compartilhar as informações e os antecedentes que cada um coleta, como também difundir entre a comunidade científica. Ambas entidades se comprometem a:

• Trocar informação relevante sobre casos de relatos de FANIs, obtidos pelo CEFAA ou Cridovni, que sejam considerados de relevância suficiente para realizar uma investigação científica que permita chegar a conclusões válidas sobre o Fenômeno UFO.

• Trocar informação sobre metodologia de pesquisa de forma permanente, já que esta tende a evoluir no tempo de acordo com novas ideias científicas, instrumentação e capacidades analíticas, especialmente sobre procedimentos e ações recomendadas a pilotos e controladores de tráfego aéreo, antes, durante e após um encontro FANI, em virtude da mútua preocupação do CEFAA e Cridovni pela segurança das operações aéreas.

• Promover a análise em forma conjunta da investigação dos FANIs, coordenando a promoção de seus resultados entre a comunidade científica, pesquisadores e público em geral.

Entre os convidados desta reunião encontravam-se os representantes da cada uma das áreas da Defesa e Segurança Nacional - Exército, Marinha, Força Aérea, Carabineiros e Polícia de Investigação (PDI) -, o Comitê Interno composto por servidores públicos da DGAC e externo do CEFAA, integrado por astrônomos, físicos, médicos e membros ativos dos diversos ramos da Defesa, bem como assessores externos do comitê.

Lista de assinatura do acordo com o Uruguai

Diretor Geral da DGAC
General de aviação Jaime Alarcón

Secretário Geral da DGAC
Pablo Ortega Canelo

Integrantes do CEFAA
Ricardo Bermúdez Sanhueza, diretor
Gustavo Rodríguez Navarro, secretário executivo
José Lay Lagos, encarregado de relações internacionais

Integrantes do Cridovni
Coronel Ariel Sánchez Ríos, presidente
Carlos Perez Lavagnini, assessor

Convidados civis
Patricio Díaz Montecinos, técnico eletrônico assessor do CEFAA
Marcelo Moya, assessor

Assessores externos
Mario Ávila Sobarzo, químico nuclear
José Luis Cárdenas Núñez, medicina aeroespacial da Universidade de Santiago do Chile (Usach)
Ulisses Faundez Tejos, geógrafo Univ. do Chile
Crystian Sánchez Ortiz, psicólogo
Marina Stepanova, física de plasma da Usach
Álvaro Orsi Moyano, doutor em astronomia

Representantes das Forças Armadas
Capitão Pablo Fontes Díaz, Carabineiros
Comandante Javier Luttecke, Aviação Naval
Major Rodrigo Bravo Garrido, Exército

O pesquisador de La Serena Patricio Díaz Montecinos [Consultor da Revista UFO] foi convidado a participar na qualidade de próximo colaborador do comitê, devido a sua ampla experiência e trajetória na investigação do tema ufológico no Chile.

Para as dirigentes do grupo argentino Visión Ovni, Andrea e Silvia Perez Simondini [Respectivamente correspondente internacional e consultora da UFO], da diretoria da Comissão de Estudos do Fenômeno OVNI da República Argentina (Cefora), "Este fato é transcendental na busca da construção de um diálogo em comum, e entrelaça os vínculos que nos levarão a encontrar as respostas que tanto procuramos. Será um benefício para toda a América do Sul."

FONTE: REVISTA UFO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s