Depois de terem afirmado categoricamente que a sonda Phobos-Grunt havia reentrado na atmosfera sobre o oceano Pacífico na altura da costa do Chile, militares russos admitiram publicamente que não sabem onde ocorreu a queda e citaram o centro-oeste brasileiro como possível local da reentrada.
A informação foi publicada pelo jornal Daily Mail e confirma a hipótese levantada pelo Apolo11-Satview, já que não havia qualquer informação real que confirmasse o local da queda, uma vez que não houve testemunhas e a nave não tinha contato com o centro de controle. Além disso, chamou a atenção a grande precisão na estimativa do momento da queda, com erro de apenas 9 minutos do instante previsto.
Em matéria transmitida pelo canal russo Vesti, o vice-chefe da agência espacial da Rússia, Anatoly Shilov, informou que dados da Roscosmos indicam que o artefato se fragmentou em algum lugar acima do Brasil.
Segundo a agência RIA Novosti, especialistas em balísticas acreditam que a Phobos reentrou em alguma parte da região Centro-oeste. Dados de rastreio do Apolo11-Satview mostram que a sonda passaria sobre essa área do país no momento da reentrada.
FONTE: APOLO11.COM
Comentários
Postar um comentário