Pular para o conteúdo principal

Uma estufa no espaço



É pequena, mas é uma estufa para viajantes no espaço – e para si também. O astronauta Paolo Nespoli irá levar consigo até à Estação Espacial Internacional uma estufa especial e convida os jovens entusiastas da ciência a colaborarem com ele em experiências científicas.

Cultivar plantas no espaço será crucial para os astronautas do futuro. Numa viagem para Marte, ou mais longe ainda, será necessário produzir comida fresca a bordo e ser parcialmente auto-suficiente. A montagem de estufas na Lua, em Marte ou noutros corpos planetários também será uma componente importante nas missões de exploração futuras.
As estufas também fornecem oxigénio e trazem alguma vida ao desolado espaço. Tratar de plantas é uma boa forma de manter recordações da Terra e uma forma agradável de passar o tempo durante a longa e possivelmente aborrecida viagem interplanetária.

Plantas a bordo da ISS

Não há risco de tédio durante a missão MagISStra, de Paolo, já que será preenchida de actividades e ciência. O projecto estufa no espaço, proposto e concebido pelo departamento de Voos Tripulados da ESA, não é apenas uma experiência científica mas também uma oportunidade educacional para os estudantes, entre os 12 e os 14 anos.

Paolo irá usar no espaço uma estufa concebida especialmente para o efeito: cultivar plantas e permitir a observação do ciclo de vida de uma planta. As crianças terão a oportunidade de seguir isto com as suas próprias experiências em terra, usando uma estufa semelhante e as mesmas espécies de plantas.

Arabidopsis a crescer
A experiência começa com a rega de uma planta da família das couves, a Arabidopsis thaliana, instalada no Laboratório Columbus, na Estação Espacial Internacional. As crianças começarão a sua própria experiência em terra ao mesmo tempo. Paolo irá tirar algumas imagens do ciclo de crescimento e fazer gravações de vídeo dos passos essenciais na germinação das plantas, publicando-as no website da missão MagISStra. As crianças que participarem poderão comparar a experiência no espaço com a experiência na terra.

Os jovens cientistas no solo e Paolo em órbita irão seguir o ciclo de crescimento das suas plantas, por cerca de dez semanas. As crianças serão encorajadas a partilhar as suas observações com outros jovens a participar na mesma experiência, criando uma rede em toda a Europa que irá ligar os jovens cientistas, de uma forma particular.

Encomende a sua estufa!

As escolas que desejem participar nesta experiência podem encomendar o seu kit de mini-estufa nowebsite educacional dos Voos Tripulados da ESA, tendo em atenção que há um número limitado de equipamentos disponíveis.

As instruções podem ser descarregadas em 13 línguas, a partir do mesmo site, de Voos Tripulados da ESA a partir de Janeiro de 2011.

As crianças podem enviar os seus resultados finais e observações para a equipa educacional de Voos Tripulados da ESA, que vai montar uma lição final online, que pode ser descarregada por outras escolas e professores.

A experiência sera lançada em meados de Fevereiro de 2011 num evento ao vivo que juntará cerca de 750 crianças em quatro locais da Europa: A Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, em Lisboa, o Centro Europeu de Astronautas, em Colónia, na Alemanha, o ESRIN, em Frascati, Itália, a Cidade do Espaço, em Toulouse, França.

Paolo irá certamente participar no evento a partir da Estação Espacial, que terá a sua própria estufa em miniatura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s