Pular para o conteúdo principal

Astrônomo do SETI diz que devemos procurar por máquinas alienígenas


Bumblebee e Optimus Prime do filme Transformers; o primeiro contato extraterrestre pode ser com seres não biológicos como eles
Robôs e seres com características artificiais sempre estiveram presentes na casuística ufológica, embora muito menos frequentemente que criaturas aparentemente biológicas, como nós humanos. Agora uma figura chave do programa de Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI), o astrônomo Seth Shostak, afirma que a busca desse projeto deveria ser focada em encontrar máquinas alienígenas inteligentes.

Na edição de novembro/dezembro do veículo Acta Astronautica, Shostak irá publicar um artigo intitulado "Como os ETs irão se parecer, e porque devemos nos importar com isso". No texto, ele argumenta que o SETI poderia ser mais bem sucedido se mudasse sua estratégia, de focar na procura por civilizações biológicas para buscar inteligências artificiais. Em resumo, deveríamos procurar máquinas extraterrestres.

Ele explora a evolução de nossa visão sobre os alienígenas. Há perto de um século, a comunidade científica debatia como provar a existência de construtores de canais em Marte. Hoje, os cientistas falam em procurar por micrõbios marcianos no subsolo do planeta. Shostak argumenta que semelhante mudança de paradigmas deveria ocorrer na procura por inteligência extraterrestre, pois considera a vida biológica apenas uma forma de transição. Para Shostak, mesmo o papel da própria humanidade terrestre seja preparar o caminho para seus sucessores, versões extremamente evoluídas de nossas máquinas.

Vários outros cientistas argumentam que o futuro verá uma fusão entre o ser humano e as máquinas. Próteses inteligentes e órgãos mecânicos já estão em pleno uso, e progressos no campo da informática permitem prever que, por volta do ano 2040, computadores disponíveis no mercado terão a capacidade de processamento do cérebro humano. E de acordo com os teoremas que regem o progresso dos computadores, demoraria então meros 5 anos para que uma geração seguinte de computadores fosse mais inteligente que toda a humanidade combinada.

Isso tornaria possível uma mudança, de uma sociedade biológica para uma baseada na inteligência artificial. Parte da comunidade científica argumenta até mesmo que a consciência dos seres humanos poderia então ser transferida para essas máquinas inteligentes, podendo durar indefinidamente, algo muito próximo da verdadeira imortalidade.

Shostak vê como inevitável a mudança de uma sociedade biológica para uma tecnológica, e pportanto conclui que a maior probabilidade é de encontrar alienígenas inteligentes que sejam máquinas. Estes seriam infinitamente mais inteligentes e duráveis que seus predecessores biológicos, e não ficariam restritos a zona habitável de seus mundos de origem. Poderiam controlar sua própria evolução, a uma velocidade centenas ou milhares de vezes a evolução de organismos biológicos, e necessitariam apenas de energia e materiais para manutenção e evolução.

O astrônomo acredita que o SETI deveria começar a apontar seus radiotelescópios para locais ricos em energia e matéria prima, tais como estrelas quentes e de nêutrons, e buracos negros. Glóbulos de Bok, densas regiões de poeira e gases onde são produzidas estrelas e sistemas estelares, e muito mais frios que o próprio espaço interestelar, seriam interessantes para essas máquinas inteligentes segundo Shostak. Segundo as leis da Termodinâmica, máquinas são mais eficientes trabalhando em regiões frias, e portanto Glóbulos de Bok seriam a zona habitável para alienígenas mecânicos.

"Máquinas poderiam durar indefinidamente, e poderiam facilmente dominar a inteligência no cosmos", diz Shostak. "Evoluem em períodos de tempo infinitamente mais rápidos que seres biológicos, e poderia ser até mesmo que as primeiras máquinas na cena galática dominariam a inteligência na galáxia. É um cenário em que o vencedor conquista tudo".

Shostak conclui: "Não é fácil tentar determinar a melhor estratégia para o SETI descobrir essas super-inteligências, mas parece que vale a pena despender ao menos parte dos esforços do projeto tentando determinar sua presença". Seguramente, a procura por inteligência extraterrestre pode guardar grandes surpresas para os próximos anos.


FONTE: DRT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s