SATÉLITE TESS DA NASA ENCONTRA DEZENAS DE NOVOS MUNDOS EM POTENCIAL (FOTO: NASA/GODDARD)
O satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA encontrou dezenas de objetos que podem ser planetas de outros sistemas solares. Conhecido como "o caçador de planetas", o aparelho lançado pela agência espacial norte-americana está cumprindo sua missão e rápido: lançado em abril deste ano, ele já observou milhares de estrelas em busca de novos mundos.
No início de setembro, a NASA divulgou os resultados das primeiras observações do TESS, de forma que diferentes equipes de astrônomos possam analisar esses dados e identificar quais dos objetos encontrados são ou não planetas.
Em relatório publicado no periódico Nature, o principal investigador da missão, George Ricker, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em Cambridge, nos Estados Unidos, afirma que há pelo menos 73 objetos com potencial nessa leva da missão. Segundo ele, entre cinco e 20% dessa porção provavelmente serão descartados, enquanto o restante entrará para a lista de exoplanetas.
ILUSTRAÇÃO DO SATÉLITE TESS EM FRENTE A UM PLANETA DE LAVA ORBITANDO UMA ESTRELA. (FOTO: NASA/GSFC)
A agência espacial prevê que o satélite funcione por cerca de dois anos e que encontre dez mil planetas grandes, entre eles, por volta de 50 que sejam até quatro vezes maiores do que a Terra, durante esse período — em termos de comparação, seu antecessor, o Kepler, encontrou mais de cinco mil planetas desde seu lançamento em 2009.
No momento, o TESS está procurando exoplanetas na região sul do céu, observando 15,900 estrelas a cada dois minutos. É por meio da variação do brilho delas que o aparelho pode encontrar novos objetos.
"O empolgante do TESS é a oportunidade de encontrarmos nossos vizinhos", disse o astrônomo Zachory Berta-Thompson, da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos. "Alguns desses novos mundos podem se tornar planetas que estudaremos pelas próximas décadas ou séculos."
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário