TELESCÓPIO SOLAR DUNN SOLAR É UM DOS INSTALADOS EM SUNSPOT. (FOTO: CREATIVE COMMONS/ FREDLYFISH4)
Localizado no Novo México, observatório Sunspot acompanha movimentos do Sol desde 1958. Ainda não se sabe motivo da evacuação
O Observatório Sunspot, a 30 km da cidade de Cloudcroft, no Novo México, desde 1958 mira seus telescópios para acompanhar o que se passa com o Sol. Isso pelo menos até semana passada, quando um helicópteros Blackhawk chegou à instalação ocupado com o que acreditam ser agentes do FBI.
Desde então o observatório, geralmente aberto para a visitação pública, foi evacuado. Funcionários também receberam a recomendação de ficar em casa. "Havia um helicóptero Blackhawk, um monte de gente em volta de antenas e equipes de trabalho em torres, mas ninguém nos dizia nada", afirmou o xerife do condado de Otero, Benny House.
Sikorsky UH-60A Blackhawk semelhante ao citado (Foto/JetPhotos)
"O FBI está se recusando a nos dizer o que está acontecendo", disse House ao Daily News. “As pessoas lá em cima [na Sunspot] nos pediram para esperar enquanto evacuavam. Ninguém sabe o motivo. O FBI estava lá em cima. Ninguém dirá qual o propósito deles."
Claro que com tanto mistério abriu espaço para diversas teorias. "Para o FBI se envolver tão rápido e ser tão secreto sobre isso, havia muita coisa acontecendo lá", especulou House.
Vale ressaltar que o local fica a cerca de 200 km da base de Roswell, onde uma suposta nave alienígena teria caído em 1947.
Na sexta-feira (7), o porta-voz da Associação de Universidades para Pesquisa em Astronomia (AURA), Shari Lifson, alegou motivo de segurança para não dar muitos detalhes do que está acontecendo.
“Decidimos desocupar a instalação neste momento como medida de precaução. Foi nossa decisão de evacuar a instalação”, contou Lifson, que também não quis comentar se o FBI estaria envolvido.
"Ainda não sabemos (quando a instalação vai abrir novamente)", continuou. “Estamos trabalhando com as autoridades competentes sobre esses problemas. As autoridades locais sabem e estão cientes da situação. É uma evacuação temporária da instalação. Nós a abriremos novamente o mais rápido possível.”
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário