DETALHES DO SUL DO PLANETA (FOTO: NASA / SWRI / MSSS)
Vasta galeria de fotos é disponibilizada pela agência espacial no site da missão
A sonda Juno continua suas aproximações de Júpiter. No começo deste mês, a nave da NASA enviou novas imagens que mostram diferentes aspectos do planeta.
As dezenas de fotos foram disponibilizadas no site da missão Juno, onde astrônomos amadores e aficionados pelo espaço podem baixá-las, processá-las e analisá-las como preferirem.
(FOTO: NASA / SWRI / MSSS)
(FOTO: NASA / SWRI / MSSS)
(FOTO: NASA / SWRI / MSSS)
(FOTO: NASA / SWRI / MSSS)
Setembro tem sido um mês animado para a missão da agência espacial norte-americana: em estudo publicado no periódico Astronomical Journal, astrônomos relataram a descoberta da presença de água e monóxido de carbono na Grande Mancha Vermelha de Júpiter.
Com a ajuda da Juno, os pesquisadores identificaram esses elementos, o que os faz acreditar que a atmosfera do planeta tenha uma camada base de água gelada e água líquida, uma camada intermediária de amônia e enxofre, e uma parte superior de amônia.
"A abundância de água de Júpiter nos dirá como o planeta gigante se formou, mas somente se pudermos descobrir quanta água existe em todo o planeta", falou Steven M. Levin, cientista do projeto Juno no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia, na ocasião.
GRANDE MANCHA VERMELHA DE JÚPITER TAMBÉM TEM MONÓXIDO DE CARBONO (FOTO: NASA/JPL-CALTECH/SWRI/GERALD EICHSTADT/JUSTIN COWART)
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário