No marco do congresso “Ovnis: la evidencia oficial” realizado em La Serena (Chile) entre os dias 17 e 18 de agosto 2018, o diretor do Comitê de Estudo de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA), Hugo Camus, revelou um áudio entre a torre de controle e cinco aviões comerciais que avistaram um fenômeno aéreo desconhecido sobre a cidade de La Serena no dia 31 de dezembro de 2014. O caso está sendo investigado por este órgão que é ligado a Direção Geral de Aviação Civil (DGAC).
CC-CDX: Santiago, Charly, Delta, Yanqui… fala o comandante da aeronave. Temos um objeto branco, a grande altura, fixo, com duas caudas brancas em ambos lados…
SKY: …Torre, Sky, um oito um..
TORRE: Charly, Delta Yanqui, Santiago, recebido! Sky, um oito um, prossiga…
SKY: O mesmo objeto estou vendo na posição três horas… bastante alto, uma luz que tem… duas caudas de ambos lados.
TORRE: Aerosky um oito um, recebido! Me confirma..somente cor branca, certo?
SKY: Sim.
TORRE: Um oito um, Santiago, recebido! Obrigado.
LAN 325: Lan 325 com o mesmo objeto a vista…
Ouça o áudio aqui.
"Neste caso, cinco aviões comerciais participaram, três deles da LAN, um Sky e um avião ambulância. No total, 10 testemunhas, não há fotografias. Nós só temos a descrição dos pilotos, este caso está pendente porque os pilotos não reportaram o caso, nós os contatamos, telefonamos, enviamos e-mails e eles não nos responderam. Eles não têm obrigação, em qualquer caso, a única obrigação que os pilotos têm é fazer um relatório por escrito do incidente", disse o diretor do CEFAA.
No evento, organizado pelo Ovnivisión Chile , com o patrocínio do município de La Serena e da Câmara Regional de Turismo, participaram pesquisadores do Chile, Argentina e Uruguai. Os participantes puderam conhecer sobre o trabalho de pesquisa que está sendo desenvolvido nesses países da América Latina, tanto as entidades oficiais de pesquisa quanto os grupos civis que estudam o fenômeno.
O prefeito de La Serena, Roberto Jacob , ressaltou a importância deste encontro e lembrou que La Serena já tem tradição na condução desse tipo de encontro. "É um assunto apaixonante, todo mistério atrai e sempre queremos saber mais. Em 2002, La Serena foi decretada como a capital da Ufologia e estamos abertos para sediar esses encontros, porque são abordados com seriedade e há muitas pessoas interessadas em conhecer esse fenômeno. Soa egoísta pensar que estamos sozinhos no universo e, assim, mostrar evidências que podem esclarecer e por outro lado, negar aquelas que são falsas, contribui muito para um estudo nesse sentido", disse o prefeito.
Enquanto isso, o Secretário Regional de Economia, Luis Arjona, fez uma saudação em nome da intendente regional, Lucia Pinto. "Esta reunião de Ufologia coloca a Região de Coquimbo a nível nacional como um centro de pesquisa espacial e suas atividades derivadas, que é um elemento importante para o desenvolvimento do turismo de interesse especial. Não esqueça que a região de Coquimbo tem seu próprio Roswell, pois desenvolver mais encontros desse tipo significará gerar um fluxo de turistas interessados em visitar locais associados a esse tema no futuro", afirmou a autoridade.
Adriana Peñafiel , presidente do Conselho Regional de Coquimbo, também esteve presente na cerimônia de inauguração.
O Coronel da Força Aérea do Uruguai, Ariel Sánchez Ríos , forneceu detalhes do trabalho desenvolvido pela Comissão Receptora e Investigadora das Denúncias de OVNI (CRIDOVNI). "A Força Aérea por meio dessa comissão sempre se mostrou muito interessada e muito aberta ao estudo destes relatos e desse fenômeno chamado dessa forma. O CRIDOVNI através de diferentes conferências reconheceu que existe uma tecnologia sobrevoando os nossos céus e que infelizmente não conseguimos identificar. Estamos abertos à possibilidade da chegada de seres inteligentes na Terra ... Por que não?" disse.
Andrea Pérez Somindini, investigadora argentina, diretora do CEFORA, (Comissão de Estudo do Fenômeno Ovni na República Argentina) e fundadora junto a sua mãe, do Museu Ovni na cidade de Victoria, apresentou detalhes de uma serie de incidentes ocorridos em seu país, alguns deles formam parte da historia da ufologia Latino americana como o caso protagonizado pelo piloto Julio Polanco. “Estou muito contente, estou levando boas informações para checar e comparar com fatos similares ocorridos na Argentina. Agradecida pelo convite de Ovnivisión pela recepção das autoridades“, disse. Cabe recordar que os investigadores também se reuniram em uma visita protocolar com prefeito Roberto Jacob, onde se considerou a possibilidade de assinar um acordo de geminação com Victoria, Argentina, cidade que também realiza eventos de ufologia e tem um museu dedicado el tema.
Na ocasião, o pesquisador, escritor e ex-controlador de tráfego aéreo, Patricio Borlone revelou suas três experiências com OVNIs enquanto trabalhou nos aeroportos de Arica, Rapa Nui e no Radar de Cerro Colorado em Santiago.
O escritor e pesquisador Juan Castillo abordou a questão dos OVNIs no espaço e mostrou uma série de incidentes envolvendo astronautas.
Rodrigo Fuenzalida , presidente da Agrupação de Investigações Ovniológicas do Chile (AION) foi encarregado de encerrar o dia com uma palestra em que ele revisitou casos de avistamentos de OVNIs para o qual ainda não conseguiu encontrar uma explicação racional.
Os participantes do evento realizado na Sala Gabriel González Videla também puderam compartilhar com o caçador de meteoros Jorge Monsalve.
Secretário Regional de Economia, Luis Arjona.
Cristian Riffo, diretor Ovnivisión Chile
Coronel Ariel Sánchez Rìos
Auditório Gabriel González Videla
Hugo Camus
Palestra de Andrea Pérez Simondni
Patricio Borlone
Rodrigo Fuenzalida
Fidel Muñoz do Dimensión Infinisima
Rodrigo Fuenzalida e Percival Madero
Andrea Pérez Simondini e Jorge Monsalve
Hugo Camus e Cristian Riffo
Juan Castillo e Percival Madero
Percival Madero, Rodrigo Fuenzalida e Jorge Monsalve
Percival Madero, Andrea Pérez Simondini e Juan Castillo
Todos os convidados do evento
Todos os detalhes deste evento podem ser conferidos através do programa Dimensión Infinisima, que vai ao ar todas as sextas-feiras às 22:00 h (Horário local) na rádio www.infinisima.cl. O programa é conduzido por Jaime Tamayo e Fidel Muñoz.
FONTE: http://www.lavozdelnorte.cl
Bom dia.eu tenho um suposto meteorito bem parecido com o que foi apresentado na nete como eu faço para fazer uma análise?
ResponderExcluirEu sou do Brasil
ResponderExcluir