FIGURAS DE FAMÍLIA, VINHO E CERÂMICAS ESTÃO ENTRE OS DESENHOS DA TUMBA (FOTO: MINISTRY OF ANTIQUITIES-ARAB REPUBLIC OF EGYPT )
Sepultura pertenceu a sacerdote da realeza e contém figuras e estátuas que praticamente não perderam suas cores
Arqueólogos encontraram uma tumba de 4.400 anos bem preservada na região de Sacará, ao sul de Cairo. Segundo os especialistas, oshieróglifos, estátuas e desenhos da sepultura, que pertence a um sacerdote da realeza, indicam que ele idolatrava a própria mãe. "Ele menciona o nome da mãe em quase toda parte", disse Mostafa Waziri, secretário do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.
O nome do sacerdote é Wahtye, que serviu durante a Quinta Dinastia do Egito, sob o comando do rei Neferirkaré. O sarcófago possui cerca de 33 metros de comprimento, 10 metros de largura e 10 metros de altura, e ainda contém dezenas de estátuas e figuras coloridas do padre e sua família.
Vários desenhos retratam "a fabricação de cerâmica e vinho, fazendo oferendas religiosas, apresentações musicais, barcos à vela, a fabricação de móveis funerários e caça", informou o jornal Egypt Today.
COR DAS FIGURAS NA TUMBA ESTÁ PRATICAMENTE INTACTA (FOTO: MINISTRY OF ANTIQUITIES-ARAB REPUBLIC OF EGYPT )
Waziri ainda classificou a descoberta como "única nas últimas décadas", visto que a tumba não apresenta sinais de ter sido saqueada e as figuras estão bem preservadas. "A cor está quase intacta, embora a tumba tenha quase 4.400 anos de idade", ele comentou.
Os arqueólogos acreditam que esta região de Sacará ainda "esconde" diversos itens do antigo Egito. Abaixo da tumba do padre, por exemplo, Waziri especula que tenha um poço. Ele e sua equipe devem começar novas escavações em breve para desvendar mais segredos.
TUMBA DE 4,4 MIL ANOS ESTÁ MUITO BEM PRESERVADA (FOTO: MINISTRY OF ANTIQUITIES-ARAB REPUBLIC OF EGYPT )
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário