Pular para o conteúdo principal

Não dá para viajar no tempo por buraco de minhoca, diz estudo


CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DE UM BURACO DE MINHOCA. (FOTO: CREATIVE COMMONS / GENTY)

Para pesquisadores, essa estrutura cósmica não seria estável suficiente para se sustentar no Universo

Viajar no tempo pode ser possível, defendeu o físico Stephen Hawking em um de seus últimos trabalhos, publicado em livro póstumo chamado “Brief Answers to the Big Questions" (Breves respostas para grandes perguntas, em tradução livre).

E, para isso, seria preciso atravessar um buraco de minhoca, uma espécie de túnel que une pontos distantes no espaço, ou mesmo dois universos, através da curvatura espaço-temporal. Teoricamente, tal túnel poderia ser atravessado de um ponto no espaço para outro sem realmente percorrer a distância entre eles.

"Nossa esperança para a existência desses objetos exóticos repousa no fato de que as equações de Einstein permitem que os buracos de minhoca sejam sua solução”, afirmou Roman Konoplya, físico da Universidade Russa da Amizade dos Povos.

Em trabalho recente, o pesquisador e seus colegas teorizaram sobre as chances de algo como viajar por um buraco de minhoca ser algo possível. E a conclusão é que não. Não rola.

“Para buracos de minhoca serem atravessáveis ​​e não entrarem em colapso por causa de efeitos gravitacionais, a força de repulsão no buraco de minhoca deveria ser extremamente alto ", diz Roman Konoplya. Ou seja, alguma força precisaria segurar a estrutura do “buraco”, impedindo que ele colapse.

Normalmente, os físicos teóricos sugerem duas opções para essa força de repulsão: concentração de energia escura ou flutuações de vácuo nos campos quânticos nos arredores do buraco de minhoca. Ambos os casos, no entanto, requerem uma grande dose de imaginação, já que dependem de variáveis que, segundo os pesquisadores, tendem mais para o otimismo que para uma realidade palpável.

Em 2011, cientistas gregos e alemães descobriram que a força de repulsão pode ser explicada sem a introdução de tipos incomuns de matéria. De acordo com seus cálculos, a repulsão é possível simplesmente como resultado de correções quânticas da teoria de Einstein motivada pela teoria das cordas na aproximação de baixa energia (a chamada teoria de Einstein-Gauss-Bonnet).

Se um buraco de minhoca se mostrar estável diante pequenas flutuações de tempo e espaço, seria possível elaborar um modelo, inspirado nas teoria das cordas, que possibilitaria a viagem no tempo.

O novo estudo, no entanto, defende que essa estabilidade seria impossível. "Alguns estudos preliminares de colegas estrangeiros pareciam indicar a possibilidade de tal estabilidade. No entanto, confirmamos que um buraco de minhoca, de acordo com a teoria de Einstein, é criticamente instável”, escreveu Konoplya.

E um sistema instável não teria uma vida muito longa dentro da mecânica do Universo. “Infelizmente, esses resultados significam que ainda não temos um modelo de buraco de minhoca teoricamente consistente sem suposições exóticas ", disse Konoplya.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/