SISMÓGRAFO SEIS DA SONDA INSIGHT EM MARTE (FOTO: NASA/JPL-CALTECH)
Sismógrafo da nave será responsável por analisar as camadas internas do planeta por meio de dados do movimento do solo
A sonda InSight da NASA implantou seu primeiro instrumento na superfície de Marte: trata-se do sismógrafo SEIS, que estudará o interior do planeta vermelho por meio da análise do movimento do solo. Ao avaliar como as ondas sísmicas atravessam as camadas marcianas, os cientistas podem deduzir a profundidade e a composição delas.
"Ter o sismógrafo no chão é como segurar um telefone perto do ouvido", comparou Philippe Lognonné, do Instituto de Física do Globo de Paris (IPGP), na França, em comunicado. "Ficamos animados de estarmos na melhor posição para ouvir todas as ondas sísmicas da superfície de Marte e do seu interior."
Instalação
Desde o pouso da sonda, em 26 de novembro deste ano, os cientistas da missão InSight trabalham para implantar dois instrumentos científicos da nave no planeta. Para começar as atividades do sismógrafo SEIS (sigla para Seismic Experiment for Interior Structure) e da sonda de calor HP3 (sigla para Heat Flow and Physical Properties Probe), eles tiveram que primeiro verificar o braço robótico da nave.
Feito isso, ocorreram testes no módulo de aterrissagem, certificando que os instrumentos fossem colocados exatamente como planejado. Ainda foi necessário analisar as imagens do terreno para descobrir os melhores locais para a instalação.
Na terça-feira (18), os pesquisadores enviaram os comandos para a espaçonave direto da Terra. No dia seguinte, o sismógrafo foi colocado no chão em frente ao módulo de pouso, a 1.636 metros de distância, o máximo possível do alcance do braço robótico.
"O sismógrafo é o instrumento de maior prioridade da InSight. Precisamos dele para completar cerca de três quartos dos nossos objetivos científicos", afirmou Bruce Banerdt, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), nos Estados Unidos.
"O cronograma de atividades da InSight em Marte foi melhor do que esperávamos", comentou Tom Hoffman, gerente de projeto da InSight, também do JPL. "Colocar o sismógrafo em segurança no chão é um incrível presente de Natal."
Nos próximos dias, os pesquisadores trabalharão no nivelamento do sismógrafo, que está sobre um terreno inclinado de dois a três graus. Os primeiros dados científicos devem ser enviados após SEIS estar na posição correta.
INSTRUMENTO SEIS DA SONDA INSIGHT DA NASA (FOTO: NASA)
InSight
Ainda assim, os cientistas precisarão de semanas para garantir que as informações serão as mais claras possíveis. Eles precisarão verificar cabos da sonda para garantir que os dados viajem com o mínimo de ruído.
No início de janeiro do próximo ano, eles esperam comandar o braço robótico para posicionar os instrumentos Wind e o Thermal Shield sobre o sismógrafo para estabilizar o ambiente em torno dos sensores.
Supondo que não haja problemas, a equipe planeja implantar HP3 ainda no fim de janeiro. A sonda de calor estará no lado leste do local de trabalho de InSight, aproximadamente à mesma distância do módulo de aterrissagem que o sismógrafo.
INSIGHT UTILIZOU BRAÇO ROBÓTICO PARA PRODUZIR SELFIE EM MARTE (FOTO: DIVULGAÇÃO/ NASA)
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário