HUBBLE FAZ REGISTRO DO COMETA 46P/WIRTANEN, QUE PASSOU PELA TERRA EM 2018 (FOTO: NASA/HUBBLE)
O 46P/Wirtanen passou pela Terra entre os dias 16 e 17 de dezembro deste ano
Entre os dias 16 e 17 de dezembro, o cometa 46P/Wirtanen passou a 12 milhões de quilômetros da Terra, deixando impressões inesquecíveis em muitos terráqueos. O fenômeno, que foi visível do planeta - principalmente com o uso de binóculos e telescópios -, também foi registrado em vários Ângulos pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA.
A agência espacial norte-americana acaba de divulgar as imagens captadas pelo telescópio. O núcleo do cometa aparece escondido no centro de uma nuvem de gás e poeira ejetada por ele próprio. Esse fenômeno aconteceu durante a passagem do Wirtanen pelo centro do Sistema Solar por conta de sua aproximação ao Sol.
Para realçar as fotos, foi aplicada a cor azul em resoluções de exposição cinzas dos registros de alta resolução feitos pelo instrumento Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble. O resultado é um grande borrão em sua passagem pelo nosso sistema.
PASSAGEM DO COMETA MAIS BRILHANTE DE 2018 (FOTO: NASA/SOFIA)
Análises
De acordo com a NASA, a passagem do cometa também abriu uma oportunidade para que ele possa ser estudado. Além do Hubble, os cientistas da agência usaram os observatórios de Raio-X Chandra e de Neil Gehrels Swift para estudar como os gases são liberados do núcleo do objeto, do que são compostas as partes geladas dele e como seu gás foi afetado pela luz e radiação solar.
A ideia é que os pesquisadores continuem estudando o cometa, que orbita o Sol a cada 5,4 anos. Eles, inclusive, criaram o site da Campanha Observatória do Cometa Wirtanen, onde compartilham as principais informações e novidades sobre o objeto.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário