Pular para o conteúdo principal

Cérebro da espécie "pé-pequeno" era meio humano e meio macaco


CRÂNIO DO PÉ-PEQUENO FOI ENCONTRADO HÁ 20 ANOS QUASE INTACTO (FOTO: UNIVERSITY OF THE WITWATERSRAND)

Suposta nova espécie de hominídeo e as pessoas modernas compartilham o mesmo ancestral primata perdido

O cérebro do "pé-pequeno", um dos ancestrais hominídeos mais antigos que viveram na Terra, era metade macaco e metade humano, conforme aponta um novo estudo publicado no Journal of Human Evolution. Para a chegar ao resultado, pesquisadores analisaram o crânio da criatura, encontrado há duasdécadas nas Cavernas de Sterkfontein, na África do Sul.

Com 3,67 milhões de anos, pé-pequeno pode ser uma nova espécie de hominídeos Australopithecus, e é um dos indivíduos mais antigos deste grupo.

Como seu crânio está quase intacto, cientistas avaliaram o interior do fóssil e descobiram que a criatura viveu na África entre 4 milhões e 2 milhões de anos atrás. Além disso, os primeiros humanos do gênero Homo acabaram evoluindo dos Australopithecus.

Eles usaram tomografia microcomputadorizada (Micro-CT) para reconstruír o interior do crânio, e puderam ver impressões finas de onde o cérebro se encontrava. Foi possível até identificar caminhos das veias e artérias. Esta técnica de estudo é chamada de endocast.

"Eu estava esperando algo bastante semelhante aos outros endocasts que conhecíamos do Australopithecus, mas pé-pequeno acabou sendo um pouco diferente, por causa da sua extensa idade", disse Amélie Beaudet, da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul.


RECONSTRUÇÃO VIRTUAL DO CRÂNIO DE PÉ-PEQUENO (FOTO: M. LOTTER AND R.J. CLARKE/WITS UNIVERSITY)

Os chimpanzés e humanos modernos compartilham um ancestral mais velho que pé-pequeno: algum macaco perdido que deu origem a ambas as linhagens.

A pesquisa mostrou que o córtex visual de pé-pequeno ocupava uma proporção maior do cérebro do que esta área tem no cérebro humano. Segundo Beaudet, nas pessoas, o córtex visual foi deixado de lado para acomodar a expansão do córtex parietal, área envolvida em atividades mais complexas.

O cérebro de pé-pequeno era assimétrico, com saliências diferentes em cada lado. Esta é uma característica compartilhada com humanos e macacos, e pode indicar que o Australopithecus teve lateralização cerebral. Ou seja, que os dois lados do órgão executavam diferentes funções. Esta descoberta significa que a lateralização evoluiu muito cedo nos primatas.

Além disso, o cérebro de pé-pequeno é diferente dos espécimes de Australopithecus posteriores. O córtex visual, em particular, aprensa tamanho maior. Essas diferenças sugerem que a evolução do cérebro foi um processo fragmentado, ocorrendo aos trancos e barrancos.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s