Pular para o conteúdo principal

Sonda Dawn: tudo o que você precisa saber sobre a nave da NASA


CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DA SONDA DAWN (FOTO: NASA)

Depois de 11 anos explorando o Cinturão de Asteroides entre Marte e Júpiter, a sonda está prestes a ficar sem combustível

Depois da provável morte da Opportunity, que explora Marte e não envia notícias à Terra há meses, chegou a hora de dar adeus a Dawn, sonda que está há 11 anos enviando informações diretamente do Cinturão de Asteroides.

Segundo o time que acompanha a missão, ela deverá ficar sem seu principal combustível, a hidrazina, em algum momento no fim de 2018. Quando isso acontecer, perderá sua capacidade de se comunicar com a Terra e permanecerá orbitando Ceres, um planeta anão, por décadas. Relembre a vida e trajetória da sonda:

Ela viajou por muito tempo

A sonda partiu do Cabo Canaveral, na Flórida, em setembro de 2007, para estudar dois dos três protoplanetas (matéria cósmica que pode se transformar em um planeta) conhecidos no Cinturão de Asteroides localizado entre Marte e Júpiter, Vesta e Ceres.


CRATERAS DE VESTA REGISTRADAS PELA DAWN EM 2013 (FOTO: NASA)

O objetivo era identificar e caracterizar as condições do processo de formação do Sistema Solar, visto que esses são os maiores protoplanetas que permaneceram intactos desde o surgimento do sistema. Ela chegou ao primeiro em 2011.

E foi pioneira em vários sentidos

A Dawn foi a primeira sonda espacial a orbitar objetos fora do sistema Terra-Lua, a primeira a visitar protoplanetas e a chegar em um planeta anão (Ceres é considerado um planeta anão, assim como Plutão).

Ela sobreviveu por mais do que o previsto

A missão estava prevista para durar nove anos, mas foi tão bem que a NASA chegou a considerar levá-la a um terceiro protoplaneta. Em 2017, a agência espacial anunciou que a missão seria estendida até acabar o combustível da nave.


ILUSTRAÇÃO REPRESENTANDO A SONDA DAWN SAINDO DA ÓRBITA DA TERRA (FOTO: NASA)

Tecnologia de ponta

Avaliada em US$ 467, a missão é equipada com tecnologia de ponta para enviar imagens e informações sobre o espaço. Feita de alumínio de grafite, pesa cerca de 750 quilos e tem um sistema de propulsão muito eficiente. Embora seu motor não seja potente (levaria quatro dias para alcançar a velocidade de 100 km/h), ela consegue superar a velocidade por estimular seus motores de forma constante.

Muitas descobertas

A sonda passou 14 meses orbitando Vesta e está há três anos orbitando Ceres. Além de fornecer as primeiras fotos de Vesta, Dawn também informou que o protoplaneta provavelmente é um dos últimos corpos celestes que formaram o Sistema Solar. Também confirmou que é a fonte de uma família comum de meteoritos. Já em Ceres, os cientistas conseguiram identificar a química de um oceano antigo. E há sinais de que talvez ainda exista líquido embaixo da superfície, com regiões que foram ativas geologicamente até recentemente, graças a reservatórios profundos.


CRATERA DE CERES EM IMAGEM REGISTRADA PELA SONDA DAWN (FOTO: NASA)

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/