OBSERVATÓRIO RAIO-X CHANDRA PAROU DE FUNCIONAR NA MESMA SEMANA QUE O HUBBLE (FOTO: NASA)
O Observatório de raio-x Chandra começou a funcionar em modo de segurança após Hubble ter passado pelo mesmo problema
Mais um telescópio da NASA começou a funcionar em modo de segurança: na sexta-feira (12), a agência espacial norte-americana anunciou que dois dias antes o Observatório raio-X Chandra havia passado por problemas técnicos, o forçando a entrar em modo de segurança.
O episódio ocorreu menos de uma semana após o Telescópio Espacial Hubble ter ficado offline por conta de falhas em seu giroscópio, dispositivo que mantém sua direção no espaço. Segundo a NASA, o fatos de os dois aparelhos terem parado de funcionar no mesmo período é "pura coincidência".
"O Chandra decidiu que se o Hubble pode ter férias, ele também pode ter as dele", escreveu o astrônomo Jonathan McDowell do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, que trabalha com o Chandra, em sua conta do Twitter.
A agência espacial ainda não divulgou qual foi a falha que fez com que Chandra parasse de funcionar corretamente. Lançado em 1999, o telescópio foi criado para detectar emissões de raio-X de regiões e objetos quentes do universo, como estrelas em explosão, aglomerados de galáxias e matéria em torno de buracos negros.
"Já que os raios-X são absorvidos pela atmosfera da Terra, o Chandra precisa orbitar acima dela, em uma altitude de 139 mil quilômetros no espaço", explica o site oficial do telescópio, que é operado pelos especialistas do Observatório de Astrofísica do Smithsonian na cidade de Cambridge, no estado norte-americano de Massachussetts.
No momento, técnicos da NASA tentam identificar e corrigir os problemas tanto do Chandra quanto do Hubble para que ambos voltem a funcionar corretamente o mais breve possível.
FONTE: Revista galileu - CoconutScienceLab
Comentários
Postar um comentário