Pular para o conteúdo principal

Físicos publicam o último trabalho de Stephen Hawking



O físico Stephen Hawking trabalhou até os últimos dias de sua vida. Pouco antes de morrer, em março deste ano, concluiu um estudo em que buscava entender o que acontece com a informação quando os objetos caem em buracos negros.

Não entendeu nada? O assunto é complexo mesmo. O artigo, concluído por seus colegas das universidades de Cambridge e Harvard, Sasha Haco, Malcolm J. Perry e Andrew Strominger, se chama “Entropia do buraco negro e cabelo macio”, e trata do que os físicos teóricos chamam de “paradoxo de informação”.

A crença geral é que nada, nem mesmo a luz, pode escapar da força de um buraco negro, mas para Hawking e seus colegas não é bem assim. Para eles, as coisas não desaparecem sem deixar rastros no universo. Algumas informações podem ser preservadas em estruturas hipotéticas na borda de um buraco negro, chamados de “cabelos macios”.

Em 1915, Albert Einstein publicou sua teoria da relatividade geral, que descreve como a gravidade se origina dos efeitos de flexão do espaço-tempo da matéria, e por que os planetas circulam o sol. Mas a teoria de Einstein também fez importantes previsões sobre os buracos negros, que poderiam ser definido por apenas três características: sua massa, carga e rotação.

Sessenta anos depois, Hawking acrescentou um quarto elemento: a temperatura. E, como os objetos quentes perdem calor no espaço, o destino final de um buraco negro é evaporar e desaparecer.

O problema é que essa afirmação fere as regras do mundo quântico, afinal, nada desaparece. De acordo com o trabalho, ao jogar um objeto em um buraco negro, sua temperatura muda. Assim como uma propriedade chamada entropia, que é a medida da desordem de um sistema, que se eleva de acordo com o aumento da temperatura.

Os pesquisadores mostram que a entropia de um buraco negro pode ser registrada por fótons que circundam o ponto do qual a luz não consegue escapar, no centro do buraco negro. Esse brilho foi chamado de cabelo macio. "O que este trabalho faz é mostrar que 'cabelo macio' pode explicar a entropia", disse ao jornal The Guardian Malcolm J. Perry, da Universidade de Harvard.

No entanto, não põe fim ao paradoxo da informação. "Não sabemos se a entropia de Hawking é responsável por tudo o que você poderia jogar em um buraco negro, então isso é um passo ao longo do caminho", afirmou Perry.

"Se eu jogar algo dentro, é toda a informação sobre o objeto que é armazenada no horizonte desse buraco negro?", continuou. “É isso que é o que necessitamos saber para resolver o paradoxo da informação. Se é apenas metade disso, ou 99%, não é o suficiente para resolver o problema."


IMPRESSÃO ARTÍSTICA DO BURACO NEGRO (FOTO: ROBIN DIENEL/CARNEGIE INSTITUTION FOR SCIENCE)

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/