FOTO DO HUBBLE MOSTRA EM DETALHES A GALÁXIA DO TRIÂNGULO (FOTO: NASA, ESA, AND M. DURBIN, J. DALCANTON, AND B. F. WILLIAMS (UNIVERSITY OF WASHINGTON))
Imagem mostra quase 15 milhões de estrelas individuais do sistema espacial
O Telescópio Espacial Hubble capturou a imagem mais detalhada da Galáxia do Triângulo, vizinha da Via Láctea localizada a três milhões de anos-luz. A foto panorâmica fornece uma visão minuciosa dos 40 bilhões de estrelas que compõem um dos objetos mais distantes visíveis a olho nu.
O novo registro da Galáxia do Triângulo – também conhecida como Messier 33 ou NGC 598 – tem 665 milhões de pixels e mostra a região central da galáxia e seus “braços” espirais internos. Para unir este mosaico, a Câmera Avançada para Pesquisas do Hubble criou 54 imagens separadas.
É possível ver de 10 a 15 milhões de estrelas individuais. A Galáxia do Triângulo contém uma enorme quantidade de gás e poeira, dando origem à rápida formação de estrelas, a uma taxa de aproximadamente uma massa solar a cada dois anos.
NGC 595, NEBULOSA DA GALÁXIA DO TRIÂNGULO (FOTO: NASA, ESA, AND M. DURBIN, J. DALCANTON, AND B. F. WILLIAMS (UNIVERSITY OF WASHINGTON))
Sob excelentes condições de céu escuro, a Galáxia do Triângulo pode ser vista a olho nu como um objeto fraco e embaçado na constelação de Triangulum.
Ela é a terceira maior do Grupo Local, região composta por 54 galáxias. A do Triângulo é também a menor galáxia espiral do Grupo, medindo cerca de 60 mil anos-luz – Andrômeda mede 200 mil anos-luz, e a Via Láctea mede 100 mil anos-luz de diâmetro.
A abundância de nuvens de gás na Galáxia do Triângulo e atraiu os astrônomos para conduzir a pesquisa. Quando as estrelas nascem, elas usam material das nuvens de gás e poeira, deixando menos combustível para novas estrelas surgirem.
A nova imagem do Hubble mostra duas das quatro mais brilhantes dessas regiões na galáxia: NGC 595 e NGC 604. Esta última é a segunda região mais luminosa de hidrogênio ionizado dentro do Grupo Local e também está entre as maiores regiões de formação de estrelas conhecidas no Grupo.
NGC 604, NUVEM DE GÁS GIGANTE DA GALÁXIA DO TRIÂNGULO (FOTO: NASA, ESA, AND M. DURBIN, J. DALCANTON, AND B. F. WILLIAMS (UNIVERSITY OF WASHINGTON))
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário