Evento "100 horas de Astronomia" reúne mais de 700 atividades pelo planeta entre os dias 10 e 13 de janeiro
Os entusiastas por Astronomia, tanto acadêmicos quanto leigos, têm uma oportunidade especial de olhar para o céu entre os dias 10 e 13 de janeiro. Em 2019, a International Astronomic Union (IAU) - uma organização com mais de 13 mil membros pesquisadores, criada para promover a ciência - celebra seu aniversário de 100 anos com o evento "100 horas de Astronomia." Durante esse período, observações, palestras, aulas e rodas de conversa sobre o tema estarão acontecendo de forma contínua no mundo inteiro. Até agora, são mais de 700 atividades cadastradas em mais de 70 países, incluindo 13 delas em 10 cidades brasileiras.
“Celebrar cem anos é algo especial. Esses eventos permitem que nós, pesquisadores, possamos conversar com o público. É uma atividade de aproximação”, diz o astrônomo Eduardo Monfardini Penteado, coordenador voluntário de Divulgação Nacional da IAU no Brasil e bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Museu de Astronomia e Ciências Afins. A maior parte dos eventos no Brasil acontece em cidades do interior e é voltada para o público infanto-juvenil, especialmente alunos da rede pública de ensino. “É muito difícil para quem está fora do eixo das metrópoles ter contato com experiências astronômicas. Porém, a Astronomia é uma porta para muitas outras ciências e está ligada a nossa vida e ao nosso dia a dia. Esse evento global torna tudo mais chamativo e próximo”, completa Penteado.
Telescópio H-Alpha, do astrônomo Roger Bonsaver
A paixão por compartilhar a astronomia com o público geral levou o astrônomo amador Roger Bonsaver, junto com outros voluntários, a unir esforços para reativar o observatório do município de Diadema, em São Paulo, que estava abandonado. Para as "100 horas de Astronomia", Bonsaver e seus colegas planejaram uma observação solar, observação do céu noturno, palestra e sessão de cinema, no dia 12. Tudo sem custo para os participantes. “Pretendemos despertar interesse por ciência e método científico, nas diversas áreas do conhecimento, partindo da estrutura do Observatório”, explicou. Até o primeiro semestre de 2019, o Observatório de Diadema oferecerá cursos de introdução à Astronomia e terá seu principal telescópio pronto para uso.
Para os pesquisadores que desejam inscrever suas atividades, ainda há tempo. A submissão é feita pelo site da 100 horas de Astronomia. Não há custos de inscrição, porém os organizadores devem arcar com os gastos necessários da realização. A IAU oferecerá prêmios em três categorias aos organizadores: Astronomia para Todos, Evento mais Inovador e Maior Público. Os vencedores ganharão um telescópio, um mapa do céu customizado com local de realização do evento, um modelo 3d da Lua e um convite para participar do evento oficial de comemoração dos 100 anos da IAU em Bruxelas. Também serão sorteados dois telescópios aos participantes que publicarem fotos das observações com a hashtag #IAU100.
Confira os eventos que acontecerão no Brasil no site: https://bit.ly/2SIJ7dd
Ana Harada
FONTE: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL
Comentários
Postar um comentário