Por Rafael Arbulu
Durante a Consumer Electronics Show 2019 (CES), a IBM mostrou o primeiro sistema de computação quântica integrada para uso científico e comercial. Apelidado de “IBM Q System One”, o sistema foi desenhado para atuar sobre problemas computacionais que a tecnologia atual considera complexos demais. Apesar de ser um processo em desenvolvimento contínuo e, atualmente, bem mais conceitual do que prático, a IBM informa que o projeto pode vir a beneficiar setores como Finanças e Logística, otimizando investimentos ou entregas.
Todo o projeto foi conceitualizado e desenvolvido por cientistas, engenheiros de sistemas e designers industriais da IBM, que deram ao Q System One um design modular, otimizado para estabilidade, confiabilidade e uso comercial contínuo por empresas e pesquisas científicas. Assim como os sistemas computacionais atuais combinam diversos componentes para atuação em conjunto, essa novidade da IBM traz a mesma abordagem, constituindo-se de inúmeros componentes customizados que atuam dentro de um ambiente em nuvem, incluindo:
-Hardware quântico com foco em estabilidade e auto-calibragem para aquisição de qubits (bits quânticos) de maior qualidade, previsibilidade e repetíveis
-Engenharia criogênica que entrega um ambiente continuamente refrigerado e isolado
-Eletrônica de alta precisão para um controle melhor de uma maior quantidade de qubits
-Firmware customizada para gerenciamento de saúde do sistema e capacidade de upgrades sem downtime para usuários
-Computação clássica para oferta de acesso seguro via nuvem e execução híbrida de algoritmos quânticos
A IBM também anunciou a criação de um centro para abrigar o Q System One, que já está em construção na cidade de Poughkeepsie, Nova York. O projeto deve ser finalizado ainda em 2019. O IBM Q Quantum Computation Center vai expandir as capacidades de integração entre os múltiplos sistemas quânticos da rede IBM para uso comercial.
IBM inaugura sistema quântico de computação para uso comercial durante a CES 2019
FONTE: canaltech.com.br
Comentários
Postar um comentário