DAWN, NAVE INTERPLANETÁRIA DA NASA (FOTO: NASA/JPL-CALTECH)
Lançada em 2007, Dawn percorreu 6,9 bilhões de km e estava orbitando planeta anão quando parou de funcionar
ANASA confirmou que a espaçonave Dawn parou de funcionar. Tentativas de contatá-la esta semana foram realizadas sem sucesso e, segundo os astrônomos, ela ficou sem combustível.
Dawn estava em órbita ao redor do planeta anão Ceres, o maior objeto celeste localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Lançada em 2007 em uma missão para estudar o grande asteroide Vesta, a nave foi a primeira a orbitar um corpo no cinturão.
Ela deixou a missão de Vesta em 2012 e chegou em Ceres em 2015. Com isso, tornou-se a primeira espaçonave a orbitar dois corpos fora do sistema Terra-Lua.
"As demandas que colocamos para Dawn foram tremendas, mas ela sempre enfrentou os desafios. É difícil dizer adeus a esta nave incrível, mas é a hora", disse Marc Rayman, diretor da missão e engenheiro-chefe no Laboratório Jet Propulsion da NASA na Califórnia, nos Estados Unidos.
Dawn descobriu pontos brilhantes em Ceres. Acredita-se que estes eram causados por sais, mas também poderiam ser de algum oceano. Com isso, as análises da nave indicaram que poderiam haver mares em planetas anões antigos.
Estudando Vesta e Ceres, a nave ainda mostrou como a localização é importante para a formação e evolução de um planeta. "Os conjuntos de dados da Dawn serão profundamente explorados por cientistas que trabalham com o crescimento e a diferenciação de planetas, quando e onde a vida poderia ter formado o Sistema Solar", falou Carol Raymond, pesquisadora. "Ceres e Vesta são importantes para o entender os sistemas planetários distantes, pois fornecem um vislumbre das condições que podem existir em torno de estrelas jovens."
O destino de Dawn não será como o da sonda Cassini, que caiu propositalmente em Saturno em 2017. Em vez disso, devido às regras de proteção planetária, a espaçonave será deixada em uma "órbita de estacionamento" acima da Ceres por pelo menos 20 anos. O número foi escolhido para dar tempo suficiente de ser realizada uma missão em Ceres antes que os destroços de Dawn pudesse contaminar o asteroide.
Ao todo, Dawn fez uma jornada de 6,9 bilhões de quilômetros em pouco mais de dez anos.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário