Após vinte dias operando em modo de segurança, telescópio retorna à missão científica
Após vinte dias funcionando no modo de segurança, o Telescópio Espacial Hubble voltou ao normal. A NASA anunciou que, no último sábado (27), o aparelho completou sua primeira observação científica desde que apresentou problemas de funcionamento.
No início de outubro, a agência espacial norte-americana divulgou que o telescópio precisou entrar em modo de segurança por conta de falhas no funcionamento de um de seus giroscópios, equipamentos que ajudam o telescópio a se manter apontado para partes do céu por longos períodos.
O Hubble usa seis giroscópios para apontar para alvos distantes, como galáxias e estrelas. Todos os seis foram substituídos por uma missão de manutenção em 2009, mas não houve trocas desde então.
Com apenas três, no entanto, ele consegue operar com seu programa completo de ciências. Se cair abaixo de três, o Hubble se posiciona automaticamente em um modo de segurança, e foi isso que aconteceu: restaram somente dois giroscópios. Ao tentar substituir o terceiro giroscópio por um novo, os cientistas da NASA perceberam que o aparelho estava processando informações de forma incorreta.
Ao longo das últimas semanas, a equipe responsável pelo telescópio realizou vários testes com esse giroscópio e acabou descobrindo um bloqueio entre dois componentes do aparelho que estavam causando essa instabilidade. Desde então, eles conseguiram estabilizar o giroscópio e instalar medidas de proteção para o caso de o problema se repetir.
"O Hubble agora está de volta ao seu modo de operações científicas com três giroscópios funcionais", afirma o anúncio da agência espacial. "O telescópio está à frente de grandes descobertas científicas há mais de 28 anos. A equipe espera que o telescópio continue com sua missão ao longo da próxima década, de forma que possa trabalhar lado a lado com o Telescópio Espacial James Webb."
FONTE: Revista Galileu - Variedades do Universo
Comentários
Postar um comentário