Pular para o conteúdo principal

Astrônomos descobrem que há um buraco negro no centro da Via Láctea


ESTRELAS AO REDOR DE SAGITÁRIO A*, NO CENTRO DA VIA LÁCTEA (FOTO: ESO AND DIGITIZED SKY SURVEY 2. ACKNOWLEDGMENT: DAVIDE DE MARTIN AND S. GUISAR)

Observações detalhadas identificaram a presença de gás e emissão de infravermelho na região central da galáxia

O instrumento GRAVITY do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) confirmou que existe um buraco negro massivo escondido no centro da Via Láctea.Novas observações mostram aglomerados de gás girando cerca de 30% da velocidade da luz em uma órbita circular fora do horizonte de eventos. É a primeira vez que um elemento foi visto orbitando um ponto sem retorno e tão perto de um buraco negro.

O GRAVITY tem sido usado por cientistas para observar erupções de raios infravermelhos provenientes do disco de acreção (estrutura circular de materiais que orbitam um corpo central) em torno de Sagitário A* – fonte de rádio brilhante que fica na região central da Via Láctea. O instrumento combina a luz de quatro telescópios do Very Large Telescope (VLT) do ESO, criando um super telescópio virtual de 130 metros de diâmetro.

As luzes observadas confirmam que o objeto no centro da galáxia é um buraco negro supermassivo. Isso porque elas se originam de material em órbita próximo do horizonte de eventos do buraco negro.

Segundo o ESO, o ponto mais próximo de um buraco negro em que os materiais podem orbitar sem que sejam atraídos para o interior é conhecido como a órbita estável interna. E foi neste local que as luzes observadas se originaram.

"É incompreensível ver material orbitando um enorme buraco negro a 30% da velocidade da luz", disse Oliver Pfuhl, cientista do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre (EMP), na Alemanha, em anúncio. "A tremenda sensibilidade do GRAVITY nos permitiu observar os processos de acreção em tempo real com detalhes."


SIMULAÇÃO MOSTRA MATERIAL EM TORNO DO BURACO NEGRO (FOTO: ESO)

Escrito nas estrelas

No início deste ano, a GRAVITY e SINFONI, outro instrumento do VLT, mediram a estrela S2 (Source 2), quando ela passou pelo campo gravitacional perto de Sagitário A*. Pela primeira vez foi mostrado efeitos previstos pela relatividade geral de Albert Einstein em um ambiente tão extremo. Durante o sobrevoo de S2, uma forte emissão de infravermelho também foi vista.

"Estávamos monitorando de perto S2, e sempre ficamos de olho em Sagitário A*. Durante as observações, tivemos a sorte de notar três clarões brilhantes ao redor do buraco negro. Foi uma coincidência de sorte", afirmou Pfuhl.

A emissão de infravermelho, proveniente de elétrons energéticos próximos do buraco negro e visível como três explosões luminosas, corresponde às previsões teóricas de pontos quentes que orbitam o buraco negro, estimado em quatro milhões de massas solares. Acredita-se que as luzes se originam de interações magnéticas do gás quente que orbita Sagitário A*.

"Este projeto sempre foi um sonho nosso, mas não achávamos que se tornaria possível tão cedo", falou Reinhard Genzel, do EMP. "O resultado é uma confirmação do paradigma do buraco negro massivo."

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/