IMAGEM REGISTRADA PELO TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE MOSTRA A "SOMBRA DO BATMAN" (FOTO: REPRODUÇÃO NASA, ESA, E STSCI)
Localizada na Nebulosa Serpente, a constelação está a 1,3 mil anos-luz da Terra
O Telescópio Espacial Hubble capturou uma imagem um tanto quanto curiosa: trata-se de uma constelação que, por se assemelhar ao símbolo do Batman, ganhou o nome de "Sombra do Batman".
Localizada na Nebulosa Serpente, a constelação fica a cerca de 1,3 mil anos-luz da Terra. É possível ver as duas estrias pretas se estendendo de ambos os lados de uma estrela chamada HBC 672, a qual está iluminando a nuvem de gás nebulosa.
Embora as asas do morcego possam parecer assustadoras em um primeiro momento, existe uma explicação natural para o fenômeno: elas ocorrem porque a HBC 672 é cercada por um disco de material que poderia um dia se transformar em planetas.
“Ao se agarrar firmemente à estrela, o disco cria uma sombra imponente, que corresponde a aproximadamente 200 vezes o diâmetro do nosso próprio Sistema Solar”, diz anúncio do Hubble.
Essas informações registradas pelo telescópio permitem que os astrônomos possam estudar o nosso próprio passado. O sistema planetário em que vivemos hoje surgiu de um disco protoplanetário semelhante quando o Sol tinha apenas alguns milhões de anos de idade. Ao estudar esses discos distantes, descobrimos a formação e evolução do nosso próprio lar cósmico.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário