
DIVERSAS LENDAS E MITOS RONDAM A HISTÓRIA DO MONUMENTO DE STONEHENGE (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)
Estrutura de Stonehenge, no Reino Unido, foi construída há 5 mil anos com a colaboração de pessoas que moravam ao norte da ilha
Um mistério de quase 5 mil anos ganhou um novo capítulo: pesquisadores analisaram os restos mortais de pessoas enterradas próximas ao monumento de pedras de Stonehenge para verificar a origem dos autores do monumento construído ao sul do Reino Unido. Ao realizar um exame das 25 ossadas, cientistas da Universidade de Oxford afirmam que parte deles viviam no atual território de Wessex, próximo ao local da construção de pedras. Outros restos mortais, entretanto, pertenciam a pessoas que viviam a mais de 200 quilômetros de distância, em uma região que atualmente compreende o País de Gales.
De acordo com os especialistas, tal deslocamento não seria algo comum de ser feito há 5 mil anos, data em que o monumento de pedra teria sido construído. Além disso, os pesquisadores investigam se houve alguma colaboração entre as populações de diferentes localidades para erguer a construção.
Um dos fatos mais interessantes da descoberta é que algumas pedras presentes em Stonehenge, conhecidas como bluestones ("pedras azuis" em português), pertenceriam à região do País de Gales de onde as pessoas enterradas próximas ao monumento viviam.

FRAGMENTOS DE OSSOS ENCONTRADOS EM STONEHENGE (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Para chegar à conclusão da origem dos restos mortais encontrados em Stonehenge, os pesquisadores utilizaram uma técnica inovadora: ao realizar uma análise dos ossos, eles identificaram variações de átomos do elemento estrôncio — que é encontrado em rochas sedimentares e que se deposita nos dentes e ossos de humanos e animais, preservando-se mesmo após milhares de anos.
Assim, os cientistas fazem um cruzamento das características do estrôncio encontradas no osso com as características geológicas de diferentes lugares. Quando há informações semelhantes, conclui-se que o indíviduo provavelmente passou parte de sua vida naquele determinado local.
A função exata da construção de Stonehenge ainda é um mistério. as teorias vão desde um cemitério para a elite até centros de cura e templos de astronomia. Além dos círculos de pedra, ao redor da construção encontram-se círculos desenhados na terra, espécie de fosso que delimita o local.
Em 1860, foi encontrado o esqueleto de uma pessoa conhecida como "Homem de Stonehenge". Em 2014, sua face foi reconstruída, indicando semelhanças com os povos europeus da atualidade:

O 'HOMEM DE STONEHENGE' (FOTO: DIVULGAÇÃO)
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário