
ANCHESENAMON DÁ FLORES DE PRESENTE A TUTANCÂMON EM RETRATO (FOTO: WIKIMEDIA)
Anchesenamon era a irmã mais velha de Tut, mas pouco se sabe sobre o que aconteceu com ela após morte do faraó
O Vale dos Reis, no Egito, continua sendo uma região empolgante para descobertas arqueológicas. Dessa vez, o objetivo é encontrar a tumba de Anchesenamon, esposa e irmã mais velha de Tutancâmon.
No início de 2018, a equipe do arqueólogo Zahi Hawass, que já foi ministro das Antiguidades do Egito, começou a escavar a ala oeste do vale. Foi ali que, em 2010, outros especialistas encontraram a tumba do faraó Ay, o segundo marido de Anchesenamon. Ao lado da estrutura, haviam outras quatro com objetos e restos de animais.
Pouca atenção foi dada a essas outras estruturas na época mas, desde então, análises de radares indicaram uma possível entrada entre elas. Acreditando que essa poderia ser a passagem para uma segunda tumba, possivelmente a de Anchesenamon, os arqueólogos voltaram a escavar a região.

VALE DOS REIS, NO EGITO (FOTO: WIKIMEDIA/I. NIKATER)
Até agora, no entanto, Hawass não teve muito sucesso. "Ainda não descobrimos nada na ala oeste do Vale", disse ele em entrevista ao site Live Science. O pesquisador ressalta que ele e seus colegas continuarão a vasculhar a região em busca da tumba de Anchesenamon e outros nobres do Egito Antigo.
Segundo o arqueólogo, não dá para apostar todas as fichas nas pistas de uma análise com radares. Isso porque, em 2016, tecnologias do tipo indicaram que poderiam haver câmaras escondidas na tumba de Tutancâmon. A possibilidade deixou a comunidade arqueológica em polvorosa já que a última grande descoberta do tipo havia sido a da própria tumba de Tut em 1922. Mas a empolgação foi em vão, já que nada de novo foi encontrado no local.
Anchesenamon
A rainha foi a terceira filha do faraó Aquenáton com Nefertiti. Ela se casou com seu irmão mais novo, Tutancâmon e, após a morte dele, se tornou esposa do faraó Ay. Pouco se sabe sobre a vida dela depois dessa etapa, o que torna a possibilidade de encontrar sua tumba ainda mais importante e empolgante.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário