
ARQUEÓLOGOS TRABALHAM NO ESTUDO DA TUMBA (FOTO: DIVULGAÇÃO/UNIVERSITY COLLEGE DUBLIN)
Estrutura está no Vale do Boyne, região famosa pela abundância de achados arqueológicos
Um túmulo de uma civilização pré-histórica europeia foi encontrado no Vale do Boyne, na Irlanda. A descoberta foi feita por profissionais da empresa de agro-tecnologia Devenish, em parceria com a Universidade College Dublin (UCD), que estavam estavam cavando o local há mais de um ano. Estima-se que a tumba tenha 5,5 mil anos.
A equipe de pesquisadores achou duas câmaras funerárias escondidas sob uma grande lápide. Ao redor havia restos de seis pedras de meio-fio, que provavelmente formavam o perímetro do local. Uma das peças estava coberta com figuras que datam do Período Neolítico (também conhecido como Idade da Pedra). Dois outros túmulos também foram encontrados.
Acredita-se que esses monumentos tenham sido criados por alguns dos primeiros agricultores irlandeses. Com a descoberta, especialistas esperam desvendar mais informações sobre as pessoas e a cultura de antigamente. "É a descoberta de uma vida inteira", disse em comunicado Dr. Clíodhna Ní Lionáin, principal arqueólogo de Devenish.

RESTOS DE SEIS PEDRAS DE MEIO-FIO ACHADOS NO LOCAL DA TUMBA (FOTO: DIVULGAÇÃO/ UNIVERSITY COLLEGE DUBLIN )
"Esse é o achado mais significativo da Irlanda nos últimos 50 anos", afirmou em nota Steve Davis, da Escola de Arqueologia da UCD. “A onda de descobertas arqueológicas no Boyne destaca que o lugar é globalmente importante.”
A região contém três tumbas de passagem – Knowth, Newgrange e Dowth – construídos há cerca de cinco milênios, no período Neolítico ou na Idade da Pedra. Os túmulos contêm a maior coleção de arte pré-histórica da Europa Ocidental.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário