Pular para o conteúdo principal

Novo estudo descobre consequências acidentais de edição genética do CRISPR



Por: Ryan F. Mandelbaum

Cientistas e biotecnologistas alardearam o sistema de edição genética CRISPR-Cas9 como uma maneira revolucionária de editar DNA, como tesoura e cola para o genoma. Porém, um novo estudo descobriu alguns efeitos não intencionais e potencialmente prejudiciais na ferramenta.

Essa não é a primeira vez que um estudo encontrou defeitos nas capacidades do CRISPR, embora um artigo anterior sobre o assunto tenha sido desmentido. Mas muitos sentem que vale a pena levar a sério essa nova pesquisa, e que o CRISPR pode causar grandes e inesperadas exclusões no genoma de uma célula.

“Especulamos que as avaliações atuais podem ter deixado passar uma proporção substancial de genótipos potenciais gerados pelo corte e reparo de Cas9 no local, alguns dos quais podem ter potenciais consequências patogênicas após a edição somática de grandes populações de células mitoticamente ativas”, escreveram os autores do estudo do Wellcome Sanger Institute, no Reino Unido, no estudo publicado nesta semana na Nature Biotechnology. Basicamente, pesquisas anteriores podem ter deixado passar várias consequências potencialmente prejudiciais do CRISPR.

O CRISPR-Cas9 é um sistema de edição genética desenvolvido na década passada a partir de um sistema de autodefesa bacteriano. Ele fornece uma maneira de cortar e visar com precisão uma sequência de DNA para deletar ou substituir pares de bases, os pares de As, Cs, Ts e Gs que compõem o código genético. Ele tornou-se popular em pesquisas, e já existem testes clínicos estudando o uso de células editadas pelo CRISPR-Cas9 como terapias para doenças.

A nova pesquisa demonstra algumas desvantagens do sistema e propõe que ele ainda não foi estudado o bastante em células que não conseguem consertar seu próprio DNA. Os cientistas tentaram remover um gene em células-tronco embrionárias de camundongos machos, e, em muitos casos, grandes pedaços de DNA, talvez de milhares de pares de bases, desapareceram.

Os pesquisadores apontam que esse dano pode ser indetectável por alguns métodos normalmente usados para amplificar e sequenciar DNA. Além disso, ao usar bilhões de células editadas em uma terapia, é possível que algumas células resultantes tenham propriedades prejudiciais e até causadoras de câncer. O dano pode ser ruim o bastante a tal ponto que, ao usar células editadas por CRISPR em terapias, “se torne necessária uma análise genômica abrangente para identificar células com genomas normais antes da administração (da terapia) ao paciente”, de acordo com o artigo.

Biólogos sintéticos não envolvidos no estudo acharam que ele era importante. “Achei que foi um estudo de prova de conceito rigoroso”, disse Ravi Sheth, estudante de pós-graduação em biologia sintética na Universidade Columbia, em entrevista ao Gizmodo. Sheth disse que o estudo mostrou que estratégias mais novas de sequenciamento, que observam sequências maiores, deveriam ser usadas para ajudar a descobrir onde o CRISPR pode ter errado. Ele falou ainda que os cientistas precisam trabalhar em estratégias para impedir que a célula tente consertar o DNA por conta própria.

O Gizmodo também entrou em contato com o biotecnologista George Church, que nos encaminhou para um artigo do STAT News em que ele disse que, basicamente, não estava surpreso e que ele e seu laboratório estavam trabalhando em maneiras de editar o DNA sem quebrar ambas as sequências da hélice dupla. Church comparou isso com vandalismo genético versus a edição genética — quebrar ambas as sequências torna esses erros mais propensos a acontecerem.

O novo estudo fez com que três empresas de CRISPR perdessem um total de US$ 300 milhões entre si em 20 minutos, depois da divulgação do artigo, noticiou o STAT News. Porta-vozes dessas empresas ofereceram respostas variadas, algumas dizendo que não haviam visto esses efeitos em seus testes ou em outros métodos de edição genética, outras dizendo que o estudo não impactava especificamente o seu trabalho.

Uma nova tecnologia inevitavelmente terá alguns efeitos adversos negativos — e é melhor descobri-los agora, antes de tentar editar os genes de humanos vivos.

[Nature Biotechnology via STAT]

Imagem do topo: USFWS Northeast (Flickr)

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s