
Período faz parte do Holoceno e engloba tudo que aconteceu nos últimos 4,2 mil anos
É oficial: a Terra está em um novo período geológico. Trata-se da era de Meghalaya, que começou há 4,2 mil anos. O anúncio foi feito após uma reunião da Comissão Internacional de Estratigrafia e, a partir de agora, a classificação aparecerá em gráficos que retratam o passado geológico do planeta.
A era de Meghalaya é considerada uma subdivisão do Holoceno, período que engloba tudo que aconteceu ao longo dos últimos 11,7 mil anos. Segundo a comissão, cada época é marcada por seu impacto global e as mudanças que ocorrem na natureza, principalmente em pedras e sedimentos.
A sugestão de um novo momento na história da Terra surgiu há sete anos por conta de mudanças químicas encontradas em formações rochosas conhecidas como estalactites e estalagmites. Como a principal evidência dessas transformações vem de uma estalagmite encontrada no estado de Meghalaya, na Índia, a nova era ganhou esse nome.

ESTALAGMITE ENCONTRADA EM MEGHALAYA, NA ÍNDIA (FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER)
Segundo o jornal britânico The Independent, alguns pesquisadores são contra a era de Meghalaya. Isso porque há um movimento de cientistas que querem definir esse novo período geológico a partir da atividade humana na Terra, o classificando como Antropoceno.

NOVA TABELA DOS PERÍODOS GEOLÓGICOS DA HISTÓRIA DA TERRA (FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER)
"Temos muitas definições que agora contradizem os que defendem o Antropoceno e vão contra o que a maioria dos cientistas considera a mudança mais relevante na Terra nos últimos 10 mil anos", disse o pesquisador Mark Maslim da University College London, na Inglaterra, em entrevista à BBC.
Ou seja, a ideia do Antropoceno é interessante, mas ainda não há evidências o suficiente para comprovar a hipótese. Que estudemos a era de Meghalayan, então.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário