
SECAS E DRONES AJUDAM EM DESCOBERTA NA IRLANDA (FOTO: REPRODUÇÃO/ANTHONY MURPHY)
A seca no país o ajudou a encontrar henge que teria sido construído no período Neolítico
Foi encontrado um monumento no Vale do Boyne, na Irlanda, que estava coberto pela vegetação: trata-se de um círculo perfeito marcado no solo, mais conhecido como “henge”. A descoberta foi feita pelo fotógrafo Anthony Murphy enquanto ele comandava um voo de drone na região.
Acredita-se que a seca na área tenha contribuído para a revelação da estrutura. A Irlanda tem bastante verde e chuvas geralmente abundantes mas, neste verão de 2018, o país foi dominado por uma onda de calor incomum e um longo período de estiagem.
Nas imagens captadas por Murphy, é possível ver dois círculos concêntricos, o interno uniformemente segmentado. Murphy e seu colega, Ken Williams, enviaram as imagens do henge para arqueólogos, que calculam que a figura tem cerca de 4,5 mil anos.
Murphy comanda o site Mythical Ireland, que possui registros de diversos monumentos da Irlanda. Ele já conhecia bem a região, mas nunca tinha visto o círculo. O fotógrafo explica que o henge deve ter sido construído com madeira no final do período Neolítico. “Quando o monumento caiu em desuso, a madeira se desfez e os buracos se encheram de material orgânico”, ele falou à National Public Radio. “Mas eles deixam uma espécie de impressão digital no solo."

ESTIMA-SE QUE HENGE TENHA SIDO CONSTRUÍDO HÁ MAIS DE QUATRO MIL ANOS (FOTO: REPRODUÇÃO/ANTHONY MURPHY)
De acordo com o fotógrafo, existem diversos henges no Vale no Boyne, mas nenhum tem o mesmo padrão de intervalos regulares como este. "Isso é internacionalmente significativo e agora precisamos descobrir o que significa", disse o arqueólogo Steve Davis, da Universidade College Dublin, à rede BBC. "Tem algumas características que nunca vimos antes, como as seções de vala dupla."
A função dos henges pré-históricos não é clara, embora alguns estudiosos suspeitam que eram locais cerimoniais. Mais pesquisas são necessárias para determinar a idade exata do monumento. Contudo, ele está localizado num terreno privado e não há previsão de quando seria possível realizar uma escavação.
O Serviço Nacional de Monumentos da Irlanda confirmou ao Irish Times que fará "mais trabalhos técnicos para ajudar a determinar a natureza do local".
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário