PARTE DO COMPLEXO DA TUMBA JÁ FOI DESTRUÍDO (FOTO: CZECH INSTITUTE OF EGYPTOLOGY)
Os restos de um complexo de tumba pertencente ao "único amigo" de um faraó egípcio foram descobertos perto de uma pirâmide em Abusir, no Egito. O local também possui resquícios de uma pequena câmara religiosa, junto de um sarcófago.
Dentro do túmulo, que foi saqueado nos últimos séculos, arqueólogos encontraram uma estátua com inscrições referentes a um sacerdote religioso chamado Kaires que era o "único amigo do rei" e "guardião do segredo da Casa da Manhã" – o lugar onde o faraó se vestiu e tomou café da manhã, conforme o Instituto Tcheco de Egiptologia afirmou em comunicado.
Os especialistas ainda não sabem a que faraó a inscrição está se referindo, mas eles têm algumas pistas: o complexo da tumba foi encontrado perto de uma pirâmide do faraó Neferirkaré (que reinou de 2.446 a 2.438 a.C.); e os escritos na estátua falam que Kaires era "inspetor dos sacerdotes servindo nos complexos da pirâmide" pertencentes a Neferirkaré e seu antecessor, Sahuré.
A estátua ainda contém registros de títulos importantes de Kaires: "supervisor de todas as obras do rei" e "principal da Casa da Vida", uma biblioteca que continha papiros de diversos assuntos.
COMPLEXO DE TUMBA PODE TER SIDO DO PADRE KAIRES (FOTO: CZECH INSTITUTE OF EGYPTOLOGY)
Segundo o portal Live Science, dificilmente os arqueólogos irão saber se Kaires era o "único amigo" de um ou mais faraós. No entanto, ele deve ter sido importante, a julgar pelo local de sua sepultura: ele foi enterrado em um lugar exclusivo para membros da família real e autoridades.
Além disso, a câmara descoberta tem blocos de basalto na base, algo incomum, dado que apenas os próprios faraós foram autorizados a usar o basalto na construção da tumba, disseram os especialistas.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário