RÉPLICA DE UM CRÂNIO DE NEANDERTAL (FOTO: REPRODUÇÃO)
Os restos mortais têm cerca de 115 mil anos e estavam a 200 metros de profundidade
Pesquisadores da Universidade Jagiellonian, da Polônia, encontraram ossos de dedos humanos que parecem ter pertencido a uma criança neandertal, há mais de 115 mil anos. A descoberta, porém, é mais curiosa que isso: segundo análise, o neandertalzinho teria sido devorado por uma espécie de pássaro gigante paleolítico.
De acordo com o estudo, que será publicado no Journal of Paleolithic Archaeology ainda neste ano, os ossos foram localizados durante escavações na caverna Ciemna, na cidade de Ojcow, e são os mais antigos já descobertos no país. Eles teriam pertencido a uma criança de 5 ou 6 anos e estavam junto com restos mortais de animais. Os especialistas acreditam que ela pode ter sido atacada pelo pássaro gigante ou, então, que o bicho tenha ingerido partes de um corpo já morto.
Segundo os pesquisadores, os ossos da mão da criança foram encontrados em estado poroso, com vários pequenos orifícios em sua superfície. "As análises mostram que este é o resultado da passagem pelo sistema digestivo de um pássaro grande”, declarou Paweł Valde-Nowak, do Instituto de Arqueologia da Universidade Jagiellonian, à revista Science polonesa. Ele também explicou que esse é o primeiro exemplo conhecido da Idade do Gelo.
Moradia
As análises também mostram que a caverna poderia ter sido ocupada por pessoas durante a período Paleolítico. As escavações encontraram passagens subterrâneas (que chegam a quase 200 metros de profundidade), além de uma vasta câmara com mais de mil artefatos de pedra.
“Não temos dúvidas de que esses são restos neandertais, porque eles vêm de uma camada muito profunda da caverna, alguns metros abaixo da superfície atual. Na mesma camada, também achamos ferramentas de pedra usadas por eles”, declarou o pesquisador.
Segundo estudos, os neandertais chegaram à Polônia há mais de 100 mil anos. Para Valde-Nowak, essa espécie, no entanto, teria aparecido no país há cerca de 300 mil anos. "Ainda há uma discussão sobre por quanto tempo os neandertais viveram na Europa, incluindo na Polônia. Se eles viviam ou não com humanos na região também não é claro”, ele explica.
Acredita-se que os neandertais surgiram há 400 mil anos e se extinguiram totalmente há 38 mil anos. A espécie já foi considerada inferior e mais brutal do que os seres humanos modernos, mas as evidências estão cada vez mais apontando para sua sofisticação, principalmente no manuseio de ferramentas. Examinando fósseis e observando como as ligações musculares teriam funcionado, os cientistas construíram uma imagem de como os neandertais usavam as mãos. Os resultados mostraram que eles teriam sido capazes de manipular objetos com a precisão de um trabalhador altamente qualificado.
Ainda não está claro por que os neandertais foram extintos. As mudanças climáticas e a competição com os humanos modernos podem ter interferência em seu desaparecimento. O que se sabe é que o Homo sapiens viveu em conjunto aos neandertais e as espécies cruzaram por milhares de anos. Tanto é que, até hoje, europeus e asiáticos modernos têm aproximadamente 2% de DNA neandertal.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário