LOCAL ONDE FORAM ENCONTRADAS AS FERRAMENTAS DE MILHÕES DE ANOS (FOTO: PROF. ZHAOYU ZHU)
Achados têm cerca de 2,12 milhões de anos — 270 mil a mais do que os esqueletos considerados os mais antigos até então
Arqueólogos chineses e britânicos encontraram evidências de que os hominídeos saíram da África bem antes do que imaginávamos. Em estudo publicado no periódicoNature, os pesquisadores revelam ter encontrados ossos e ferramentas em um planalto em Shangchen, na China.
Segundo a pesquisa, os achados têm cerca de 2,12 milhões de anos, 270 mil a mais do que os esqueletos e ferramentas de hominídeos considerados os mais velhos já encontrados fora da África, que têm 1,85 milhão de anos.
OSSOS E FERRAMENTAS FORAM ENCONTRADOS EM PLANALTO NO SUL DA CHINA (FOTO: PROF. ZHAOYU ZHU)
No local, que tem cerca de 270 mil quilômetros quadrados, os arqueólogos encontraram nós, raspadeiras, pedras com as pontas arredondadas, pedras afiadas e martelos de pedra.
No total, foram 80 artefatos de pedra encontrados em 11 camadas de solo que foi fossilizado nos últimos milhões de anos e outros 16 itens em condições mais secas. Para os pesquisadores, essa diferença pode ser uma indicação de que dois tipos de antepassados humanos ocuparam o local em diferentes condições climáticas entre 1,2 milhão e 2,12 milhões de anos atrás.
"Nossa descoberta mostra que é necessário reconsiderar o momento no quando os primeiros humanos saíram da África", afirmou Robin Dennell, coautor do estudo e professor da Unviersidade Exeter, na Inglaterra. O pesquisador e a equipe pretendem continuar analisando o local em busca de novas pistas sobre nossos antepassados.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário