DUNAS FANTASMAS NA SUPERFÍCIE DE MARTE (FOTO: NASA/UNIVERSITY OF ARIZONA)
Segundo estudo, as condições geofísicas do planeta vermelho estão sempre mudando
Cientistas da Universidade de Washington em Seattle, nos Estados Unidos, descobriram várias dunas fantasmas na superfície de Marte. Em estudo publicado no periódico Journal of Geophysical Research: Planets, eles detalham como a descoberta pode influenciar futuras pesquisas sobre o planeta vermelho.
Em anúncio, a União Americana de Geofísica explica que dunas fantasmas são espaços onde uma vez existiram dunas de areia. A partir de análises de imagens de satélite, os pesquisadores identificaram 480 dunas fantasmas na região de Valles Marineris em Marte, o maior conjunto de cânions do Sistema Solar.
"Esses buracos sozinhos não são suficientes para identificar uma duna, mas juntos, têm tantas características em comum com dunas terrestres e marcianas que teríamos que inventar alguma explicação muito fantasiosa para afirmar que são qualquer outra coisa que senão dunas", afirmou Mackenzie Day, autora do estudo e pesquisadora da Universidade de Washington.
CIENTISTAS DESCOBRIRAM AS DUNAS A PARTIR DA ANÁLISE DE IMAGENS DE SATÉLITE (FOTO: MACKENZIE DAY AND DAVID CATLING/ AGU)
As dunas também dão pistas sobre as mudanças geofísicas que ocorreram no planeta vermelho ao longo do tempo: apesar de ter uma superfície tão densa quanto a estratosfera da Terra acima do nível do mar, os ventos de Marte são persistentes e conseguem moldar a estrutura do solo.
Segundo Day, entender melhor esses ventos é fundamental para entender como os sedimentos viajam pela superfície, como partes do planeta se formaram e como o clima marciano do passado se compara ao atual.
"O fato de o vento ter sido diferente quando as dunas se formaram nos diz que as condições ambientais em Marte não são estáticas e mudaram ao longo dos últimos bilhões de anos, algo que precisamos saber para interpretar a geologia do planeta", afirmou.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário