Pular para o conteúdo principal

Ultima Thule: sonda da Nasa sobrevoa objeto celeste mais distante já explorado


Ilustração mostra como deve se parecer a Ultima Thule — Foto: Nasa/JHAPL/SwRI

Expectativa é que a New Horizons tenha passado pela Ultima Thule durante a madrugada. Brian May, guitarrista do Queen, participou da transmissão de uma simulação e lançou música especialmente composta para o corpo celeste.

Após passar por Plutão em 2015, a sonda New Horizons, da Nasa, se aproximou na madrugada desta terça (1º) do objeto mais distante já explorado no espaço: a Ultima Thule, uma rocha coberta de gelo que tem 30 quilômetros de diâmetro e está a cerca de 6,5 ​​bilhões de quilômetros da Terra, no cinturão de Kuiper – onde, acredita-se, estejam os corpos celestes remanescentes da formação do Sistema Solar. Teve até música inédita de Brian May, guitarrista do Queen, para comemorar o feito (leia mais abaixo).

A previsão era de que a New Horizons sobrevoasse o ponto mais próximo da Ultima Thule às 3h33 (de Brasília). No entanto, pela distância do objeto até a Terra, as informações ainda não chegaram à Nasa. A expectativa é de que os primeiros dados sejam recebidos ainda na manhã desta terça.

Hal Weaver, cientista da missão e pesquisador do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, disse que o corpo celeste diminuto é "provavelmente o objeto mais primitivo já encontrado por uma espaçonave, a melhor relíquia possível do antigo Sistema Solar".

Réveillon, corpos celestes e 'Queen'

Durante a noite de réveillon, a equipe responsável pela New Horizons comemorou a possível passagem da sonda pelo corpo celeste. Nas redes sociais, houve transmissão de uma simulação do sobrevoo e fotos de celebração.



O guitarrista do Queen e astrofísico Brian May participou do evento e lançou uma música especialmente composta para a Ultima Thule.





“Esta missão é sobre a curiosidade humana. A necessidade da humanidade de explorar e ver o que faz o universo funcionar. Minha música é um hino para o esforço humano", escreveu Brian May, guitarrista do Queen e astrofísico, em sua conta no Instagram.

Por que explorar a Ultima Thule?

Após a sonda passar por Plutão, a equipe da Nasa queria "aproveitar a viagem" e explorar mais algum objeto que estivesse ao alcance da sonda New Horizons. A Ultima Thule foi o objeto celeste escolhido.

O objeto despertou interesse nos cientistas da Nasa porque está no cinturão de Kiuper, na "borda" do nosso Sistema Solar, onde se encontram os corpos celestes remanescentes do início da nossa formação. Este cinturão foi descoberto nos anos 1990.

Para os cientistas, explorar este objeto é como dar uma olhada de volta no tempo. Os cientistas querem saber como esses mundos longínquos surgiram. Uma teoria é que eles foram criados a partir da acumulação de massa de um grande número de grãos do tamanho de uma pedra.

Catalogado inicialmente como (486958) 2014 MU69, o corpo celeste recebeu o nome de Ultima Thule com base em uma consulta pública promovida pela Nasa. É um termo em latim que significa algo como "um lugar além do mundo conhecido".


Ultima Thule: concepção artística mostra o que, por enquanto, os cientistas podem apenas especular sobre a aparência do corpo celeste — Foto: NASA/JHU-APL/SWRI





FONTE: G1.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/