Por Wagner Wakka
Quando Isaac Asimov escreveu Eu, Robô, colocou em seu primeiro capítulo a história de mecanismos com inteligência artificial que trabalhavam em minas localizadas em asteroides. Antes dos seres humanos, contudo, as máquinas tomaram conta do lugar para fazê-lo habitável.
Embora estejamos longe do que a ficção de Asimov supôs, Elon Musk, CEO da SpaceX, imagina que este possa ser também o melhor caminho para alcançarmos o tão distante sonho do ser humano pisar outro planeta.
Pela sua conta no Twitter, Musk respondeu a uma pergunta de um usuário sobre quais seriam as chances de uma inteligência artificial ser o primeiro a pisar no solo marciano. De forma econômica, ele respondeu: 30%.
30%
— Elon Musk (@elonmusk) 27 de dezembro de 2018
Atualmente, tudo o que pousou no Planeta Vermelho foram robôs, incluindo os rovers Opportunity e Curiosity. Caso ambos estivessem equipados com uma inteligência artificial capaz de trabalhar de forma 100% autônoma, já poderiam ser considerados os primeiros verdadeiros habitantes de Marte.
Embora haja a vontade de levar o ser humano ao planeta, ainda há muito pouca ideia de como isso pode ser feito de forma segura para os tripulantes. E é bem possível que uma viagem para Marte seja um caminho só de ida.
Por enquanto, a possibilidade de um mecanismo realmente autônomo em solo extraterrestre ainda se mantém somente na visão do gênio da literatura.
FONTE: canaltech.com.br
Comentários
Postar um comentário