Pular para o conteúdo principal

O asteroide Bennu agora é o menor objeto já orbitado por uma nave espacial



Por Ryan F. Mandelbaum

O novo ano trouxe marcos importantes para duas missões espaciais – mas apenas uma delas trata da própria sobrevivência da espécie humana.

A OSIRIS-REx, a nave espacial da NASA que visita o asteroide Bennu, realizou uma queima de oito segundos de seu propulsor, colocando a nave em órbita ao redor do asteroide. Ou seja: Bennu é o menor objeto que uma nave espacial já orbitou.

A OSIRIS-REx estava a caminho de asteroide desde maio de 2016 e chegou no início do mês passado. A nave orbitará a cerca de 1,5 quilômetro do centro do asteroide, de acordo com um comunicado publicado pela equipe da OSIRIS-REx.

Orbitar em um objeto tão pequeno é um trabalho árduo. Como já escrevemos, os asteroides têm campos gravitacionais leves e desiguais. E de fato, os cientistas da OSIRIS-REx não tinham uma órbita final totalmente planejada até chegarem ao Bennu.

Desde então, a sonda voou sobre o asteroide várias vezes para fazer uma espécie de mapeamento, antes de se preparar para a realização da manobra de inserção. Ainda assim, a equipe da OSIRIS-REx precisará continuar ajustando a nave para mantê-la em órbita.

É sempre emocionante chegar a um novo objeto do sistema solar. Duas missões alcançaram marcos importantes na véspera e no dia do Ano Novo: a OSIRIS REx orbitou Bennu, e a New Horizons voou pelo Kuiper Belt Object (486958) 2014 MU69, apelidado de Ultima Thule, o objeto mais distante já explorado por uma missão construída por humanos.

Eu, particularmente, estou mais interessado na OSIRIS-REx. Basicamente porque os asteroides podem contar segredos sobre o ambiente em que o nosso planeta se formou.

Além disso, os asteroides podem conter a água ou os metais preciosos que um dia poderão servir para a exploração numa eventual viagem espacial.

Por fim Bennu é um objeto potencialmente perigoso, o que significa que seu tamanho e trajetórias futuras o tornam digno de estudos para o caso de alguma dia ameaçar colidir com a Terra. A OSIRIS REx explorará esses três tópicos e muito mais.

A OSIRIS-REx mapeará o asteroide para criar modelos 3D que ajudarão a equipe a se preparar para 2020, quando a sonda tentará aterrissar na superfície dele para coletar amostras. A OSIRIS-REx está programada para retornar à Terra em 2023.



FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/