
TÉCNICAS DIGITAIS AUXILIARAM A RECUPERAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Produzido pelo cartógrafo alemão Henricus Martellus no século 15, mapa foi utilizado durante as Grandes Navegações
Apesar das hipóteses de que navegadores chineses e escandinavos já tivessem percorrido nossas bandas, os territórios que compõem a América erameram ilustres desconhecidos dos cartógrafos europeus até o final do século 15. Para se orientar pelo oceano, exploradores como o genovês Cristovão Colombo (que estava a serviço da Coroa Espanhola) dependiam dos modestos conhecimentos geográficos disponíveis: um dos mapas provavelmente utilizados pelo navegador foi confecicionado pelo alemão Henricus Martellus em 1491. Agora, 527 anos depois, é possível conferir os detalhes daquele item cartográfico após um processo de reconstituição feito com o auxílio da tecnologia.
Com uma técnica que "filtra" informações a partir do espectro eletromagnético, pesquisadores da universidade norte-americana de Rochester conseguiram dar nitidez aos textos e imagens produzidas por Henricus Martellus, que produziu esse mapa na cidade italiana de Florença. Com 2 metros de comprimento por 1,2 metro de altura, a representação exibe o continente europeu, a África e porções da Ásia (incluindo o Japão). As ilhas da Oceania — incluindo a Austrália — e toda a América não foram representadas no mapa.
O item, que ficou durante séculos em posse de uma família italiana, foi redescoberto na década de 1950 e posteriormente doado para pequisa. O desgaste do material utilizado para a confecção do mapa impedia que os pesquisadores investigassem maiores informações sobre o seu conteúdo.
Após processar as imagens do mapa durante 10 dias, incluindo capturas em ultravioleta e infravermelho, os cientistas conseguiram fazer uma reconstrução digital dos dados presentes no material de Henricus Martellus.

MAPA ORIGINAL DE 1491 (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Graças à reconstiuição, é possível verificar algumas informações em latim, que provavelmente foram utilizadas por Cristovão Colombo durante os preparativos para sua viagem em 1492. De acordo com a tradição histórica, ele teria o objetivo inicial de encontrar um novo caminho para a Ásia, ativando uma nova comercial para a compra e venda de especiarias indianas. Em 12 de outubro de 1492, entretanto, ele desembarcou nas Antilhas e daria início ao processo de colonização do novo continente.
De acordo com os pesquisadores da Universidade de Rochester, o mapa de Henricus Martellus também serviu como referência para que o seu compatriota Martin Waldseemüller produzisse em 1507 um registro cartográfico que apresentava o novo continente sob o nome de "América" (uma injusta homenagem ao explorador italiano Américo Vespúcio, que no início do século 16 era considerado o responsável por descobrir as novas terras).
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário