Pular para o conteúdo principal

Arqueólogos encontram esqueletos e objetos em sarcófago de Alexandria


UMA DAS ILUSTRAÇÕES MOSTRA UMA COBRA, QUE É VISTA POR MUITOS COMO REPRESENTAÇÃO DE RENASCIMENTO (FOTO: MINISTÉRIO DE ANTIGUIDADES DO EGITO)

Corpos pertenceram a uma mulher e dois homens e com eles haviam ilustrações feitas em folhas de ouro

A saga do sarcófago de Alexandria continua: encontrada na cidade egípcia em julho, a estrutura causou curiosidade global. Nesta semana, o Ministério de Antiguidades do Egito anunciou que, além de três esqueletos, foram descobertas ilustrações importantes dentro do sarcófago de 4,5 mil anos.

Os desenhos foram feitos em folhas de ouro e representam figuras diferentes: um retrata uma cobra, outro representa uma palmeira e o terceiro ilustra o que os arqueólogos acreditam ser um santuário dedicado ao ópio.

De acordo com o pesquisador Jack Olden, que não tem relação com o estudo conduzido no Egito, essas imagens podem ter diferentes significados na cultura da época: a cobra tende a representar o renascimento, já que troca de pele, e a palmeira pode estar relacionada com o nascimento e a fertilidade.


A ILUSTRAÇÃO DE PALMEIRA PODE REPRESENTAR A FERTILIDADE (FOTO: MINISTÉRIO DE ANTIGUIDADES DO EGITO)

O ópio, no entanto, é o maior enigma. "O ópio parece ter sido bastante utilizado no Egito Greco-Romano com objetivos medicinais, mas parece haver uma conexão - na mentalidade antiga, pelo menos - entre o sono, a morte e o renascimento", disse o especialista em entrevista ao Live Science. "É bastante intrigante."


FIGURA DO ÓPIO INTRIGA ESPECIALISTA DO EGITO (FOTO: MINISTÉRIO DE ANTIGUIDADES DO EGITO)

Descoberta
Com 2,7 metros de comprimento e 1,8 de altura, o sarcófago de 30 toneladas serviu de abrigo para três esqueletos. Os arqueólogos ainda trabalham para descobrir mais informações sobre os achados, mas até agora sabe-se que um deles pertenceu a uma mulher com idade entre 20 e 25 anos e dois homens com cerca de 30 e 40 anos.

De acordo com o Ministério das Antiguidades, o crânio de um desses homens apresenta sinais de ter passado por trepanação, um procedimento no qual eram feitos buracos na região para aliviar algum tipo de dor que passou em vida. "Esse é o tipo de intervenção cirúrgica mais antigo de que se tem notícia desde a pré-história, mas era rara de acontecer no Egito", afirmou a especialista Zeinab Hashish, que trabalha com a equipe de Alexandria, em anúncio.


ESQUELETO TERIA PASSADO POR TREPANAÇÃO, SEGUNDO ARQUEÓLOGOS (FOTO: MINISTÉRIO DE ANTIGUIDADES DO EGITO)

Ao abrirem o sarcófago, os arqueólogos também descobriram que muito dele tinha sido preenchido por água, danificando alguns dos ossos e objetos ali encontrados. O fato despertou a curiosidade de pessoas do mundo inteiro, gerando, inclusive, uma petição assinada por milhares que gostariam de beber o líquido, acreditando que lhes daria algum tipo de poder.


SARCÓFAGO DE 4.5 MIL ANOS ENCONTRADO EM ALEXANDRIA. (FOTO: MINISTRY OF ANTIQUITIES)

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/