Pular para o conteúdo principal

Análise de DNA revelam detalhes de civilização perdida de 6,5 mil anos


ARTEFATOS ANTIGOS ENCONTRADOS NA CAVERNA PEKI'IN (FOTO: THE ISRAEL ANTIQUITIES AUTHORITY)

Restos mortais descobertos em caverna estavam bem preservados e possibilitaram o estudo por arqueólogos

Cientistas realizaram análises de DNA em esqueletos e objetos encontrados na Caverna Peki'in, em Israel, e sugerem que há cerca de 6 mil anos uma população até então desconhecida se instalou na área.

A caverna abriga mais de 600 pessoas enterradas nas paredes de estalactites. Entre os restos encontrados estão jarros, recipientes de cerâmica com ossadas dentro, e outros "presentes" destinados aos mortos para ajudá-los na transição para o "próximo mundo". De acordo com arqueólogos, alguns desses itens são típicos da região, enquanto outros são de áreas remotas, o que sugere uma troca de ideias e cultura entre diferentes povos.

Publicada na revista Nature Communications, a pesquisa examinou 22 indivíduos exumados do local, cujo DNA havia sido bem preservado nos ossos – provavelmente por causa das condições frias da caverna e da crosta calcária que os cobria.

As análises mostraram diferentes características dos restos humanos, como mutações genéticas que podem ter contribuido com a formação da cor dos olhos azuis. "Esses resultados revelam uma população relativamente homogênea em Peki'in", escreveram os autores no estudo. "Nós mostramos que os movimentos das pessoas da região do Levante meridional eram dinâmicos, com algumas populações, como a enterrada em Peki'in, sendo formadas por influências exógenas."

Acredita-se que a civilização passou por transições culturais, sociais, políticas e econômicas no período Calcolítico, também chamado de Idade do Cobre. Na época, os humanos começaram a estabelecer assentamentos permanentes e a produzir alimentos em escala agrícola. Mas de onde eles vieram e o que provocou as mudanças intrigava especialistas.

Como outros sítios arqueológicos de Israel apresentaram artefatos parecidos com os da caverna, sugere-se que as pessoas podem ter sido parte de uma população única que migrou de áreas próximas. "A análise genética forneceu uma resposta para a questão central que nos propusemos abordar", disse em comunicado David Reich, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. "Isso mostrou que o povo Peki'in tinha ancestrais substanciais de nortistas, semelhantes aos que vivem no Irã e na Turquia, e que não estavam presentes em fazendeiros anteriores da área do Levante."

Segundo o portal IFL Science, evidências apontam que houve mudanças dramáticas na forma como as pessoas se instalaram e que um abandono de terras em torno de 6 mil anos atrás criou uma “profunda reviravolta cultural” que levou à extinção das tradições calcolíticas. "De fato, essas descobertas sugerem que a ascensão e a queda da cultura calcolítica provavelmente se devem a mudanças demográficas na região", afirmou Hila May, uma das autoras da pesquisa.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/