Pular para o conteúdo principal

Microrrobô anda no seco, nada, e mergulha


[Imagem: Yufeng Chen et al. - 10.1038/s41467-018-04855-9]

Robô bioinspirado

Este pequeno robô com jeito de inseto usa sapatas multifuncionais que lhe permitem andar sobre qualquer tipo de terreno - inclusive sobre ou sob a água.

As sapatas aproveitam a tensão superficial da água quando o robô precisa flutuar nadar, mas também podem ser usadas para aplicar uma tensão para romper a superfície da água quando ele precisa afundar.

O processo é chamado de eletroumectação (electrowetting) - a capacidade de controlar eletricamente como os líquidos interagem com superfícies sólidas mediante a aplicação de uma tensão elétrica.

O microrrobô pesa 1,65 grama (o equivalente a um clipe de papel grande), pode carregar 1,44 grama de carga adicional e pode remar com uma frequência de até 10 Hz.

"Esta pesquisa demonstra que os microrrobôs podem aproveitar a física de pequena escala - neste caso, a tensão superficial - para executar funções e capacidades difíceis de serem executadas pelos robôs maiores," disse Kevin Chen, da Universidade de Harvard, nos EUA, criador do robô.


Toda a engenharia do robô está em seus pés, que mesclam movimentos ativos, passivos e aplicação de corrente elétrica. [Imagem: Yufeng Chen et al. - 10.1038/s41467-018-04855-9]

Robô que anda, nada e mergulha

Mover-se sobre a superfície da água permite que o microrrobô evite obstáculos submersos e reduza o arrasto. A propulsão é feita por quatro pares de abas assimétricas - explorando a interação instável entre as abas passivas e a água circundante, o robô gera movimentos de natação semelhantes aos de um besouro mergulhador (Dytiscus marginalis). Isso permite que o robô efetivamente nade para a frente e gire para mudar de direção.

Quando mergulha, ele usa o mesmo movimento empregado para andar sobre terreno seco. Mas sair da água é um esforço descomunal para uma máquina tão pequena, já que ele precisa vencer a tensão superficial que lhe ajuda a flutuar - o truque consiste em escalar uma pequena inclinação no terreno, que ajuda a quebrar a tensão da água.

O próximo objetivo da equipe é fazer com que o robô seja capaz de sair do mergulho e voltar para terra seca sem precisar de uma rampa - eles vão começar testando adesivos inspirados nos pés das lagartixas.

Bibliografia:

Controllable water surface to underwater transition through electrowetting in a hybrid terrestrial-aquatic microrobot
Yufeng Chen, Neel Doshi, Benjamin Goldberg, Hongqiang Wang, Robert J. Wood
Nature Communications
Vol.: 9, Article number: 2495
DOI: 10.1038/s41467-018-04855-9

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/