Pular para o conteúdo principal

Lançado primeiro satélite que não vai virar lixo espacial


O D-Sat tem seu próprio sistema de desativação, devendo reentrar de forma segura na atmosfera. [Imagem: D-Sat Project/Divulgação]

Satélite que se autodestrói

Foi lançado o primeiro satélite artificial totalmente equipado para reentrar de forma programada e segura na atmosfera terrestre ao final de sua vida útil, queimando-se em vez de se tornar mais um lixo espacial.

O D-Sat (Decommissioning Satellite, ou satélite desativável, em tradução livre), está equipado com um sistema de desativação desenvolvido pelo projeto D3 (D-Orbit), financiado pela Comissão Europeia.

Reentrada programada

O D-Sat é na verdade um satélite de demonstração da tecnologia de descomissionamento, que é como os engenheiros chamam o processo de tirar um equipamento de operação. Já em sua órbita polar a 500 km de altitude, o D-Sat tornou-se também o cubesat a ir mais fundo no espaço até agora.

O equipamento fará três testes consecutivos de desativação para testar seus sistemas de controle, direção e propulsão. Finalmente, no último deles, ele irá até o final, reentrando na atmosfera, o que deverá acontecer no final do mês de Agosto.

O sistema de navegação e propulsão são independentes dos circuitos principais do satélite, permitindo que a reentrada se realize mesmo que o satélite propriamente dito pife completamente. A rota de reentrada e o ponto da queda podem ser programados durante qualquer parte da vida útil do satélite.

"Graças ao sistema de propulsão independente [desenvolvido pelo projeto] D3, o D-Sat realizará uma manobra precisa de descomissionamento que fará com que o satélite volte a entrar na atmosfera da Terra apenas 30 minutos depois do momento da ignição, mesmo que os sistemas principais se tornem inoperantes," afirmou em nota a equipe do projeto.


O pequeno nanossatélite foi aonde nenhum cubesat jamais foi antes. [Imagem: D-Sat Project/Divulgação]

Lixo Espacial

Os detritos espaciais são um problema crescente. A observação da terra, a previsão do tempo, a navegação global, a prevenção de desastres, a agricultura de alta precisão e os carros autônomos são todas aplicações que exigem recursos baseados no espaço.

Nossa dependência dessas tecnologias está aumentando, assim como o número de objetos artificiais em órbita da Terra que não estão mais em serviço - dos aproximadamente 6.000 satélites lançados desde o início da era espacial, apenas 1.300 continuam operacionais. Isto sem contar os estágios superiores dos foguetes e outros objetos soltos no espaço durante as missões espaciais.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/