O rover Curiosity, da NASA, está explorando agora a região dos morros sedimentares Murray, em Marte, e o veículo capturou essas belas imagens coloridas de formações rochosas erodidas. As fotos são tão nítidas e ricas em detalhes, que conseguimos ter uma noção sobre como é estar na superfície marciana.
A Curiosity capturou estas fotos usando sua Mastcam, na última quinta-feira (8). As imagens revelam as formações rochosas de Marte e mesas — resquícios erodidos de arenito formados quando ventos depositaram areia após a formação do monte Sharp.
A sobreposição no arenito é denominada “cross-bedding”, e é um sinal de que o arenito foi depositado pelos ventos com a migração de areia das dunas. Marte conta com uma superfície dinâmica e incrivelmente ativa, que ainda passa por mudanças.
“Estudar essas formas rochosas de perto nos dará uma melhor compreensão das antigas dunas de areia que foram formadas e enterradas, quimicamente alterados por águas subterrâneas e que exumou e erodiu a forma desta paisagem que vemos atualmente”, observou Ashwin Vasavada, cientista do projeto Curiosity, em um comunicado.
A NASA planeja pegar essas imagens captadas e criar um mosaico colorido gigante, o que nós aguardamos ansiosamente para ver como vai ficar.
Estes novos registros representam a última parada da Curiosity nos morros sedimentares Murray, onde o rover ficou no mês passado. Agora, ele está indo em direção ao sul, em direção à base da última formação rochosa para, na sequência, ir para o topo da montanha.
[NASA]
Imagem do topo: NASA/JPL-Caltech/MSSS
FONTE: GIZMODO BRASIL
Comentários
Postar um comentário