
Comandante Gerson Maciel de Britto avisou aos 150 passageiros sobre a presença do ovni (Geraldo Guimarães/Estadão)
Por Vinícius Casagrande
Há cerca de pouco mais de um mês, foi divulgada a história de seis pilotos que teriam avistado diversos objetos voadores não identificados no céu do norte do Chile. O caso teria ocorrido no dia 7 maio, mas divulgado somente em outubro. Casos assim não são inéditos na história da aviação. No Brasil, o mais famoso aconteceu durante o voo 169 da Vasp, entre Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro, em 22 de fevereiro de 1982.
O comandante do Boeing 727, Gerson Maciel de Britto, contou ter avistado um objeto voador luminoso e relatado isso a todos os 150 passageiros – que, em boa parte, foram para as janelas tentar ver o objeto.
Segundo o comandante, o objeto foi visto pela primeira vez por volta das 3h da madrugada, quando o avião sobrevoava o estado da Bahia, e acompanhou a aeronave até pouco antes do pouso no Rio de Janeiro.
Britto chegou a comunicar o fato aos órgãos de controle de tráfego aéreo. No entanto, os radares não detectaram nenhum sinal próximo ao avião da Vasp.
Próximo a Belo Horizonte (MG), os radares receberam um sinal oito milhas náuticas (15 quilômetros) à esquerda do Boeing 727, mas, logo depois, os controladores de tráfego aéreo relataram se tratar de uma falha dos radares.
Objeto luminoso
Segundo relatos do comandante e de passageiros na época, o que se via pelas janelas do lado esquerdo do avião era uma luz muito forte, que se aproximava e se afastava do avião, mudando de cores entre laranja, branco, azul e vermellho. O objeto também teria sido visto por um avião das Aerolíneas Argentinas e outro da TransBrasil, segundo o comandante da Vasp.
Em entrevista ao "Jornal Nacional" na época, o comandante Britto disse que tentou fazer contato com o suposto óvni. "Eu sinalizei várias vezes os faróis da aeronave, os faróis de asa, para ver uma resposta, talvez, por parte deles. Apenas o que pude identificar como uma resposta foi a aproximação bem acentuada da aeronave a ponto do radar de Brasília ter detectado esse objeto a oito milhas do nosso avião", disse.

Comandante Gerson Maciel de Britto a bordo do Boeing 727 da Vasp (Geraldo Guimarães/Estadão)
Alguns passageiros também afirmaram ter visto o objeto luminoso durante o voo. "Eu observei muito nítido aquelas pontas, cinco pontas, meio pontiagudas e uma metade de uma argola ou de um aro. A luz era bastante forte. Um azul-claro, um azul estranho, como aquelas lâmpadas de mercúrio", afirmou uma passageira, também em entrevista ao "Jornal Nacional" na época.
Teorias para o que aconteceu
Após a divulgação do caso, surgiram algumas teorias sobre o que o comandante e os passageiros teriam realmente visto. Uma das hipóteses diz que a forte luminosidade era, na verdade, o planeta Vênus, que estava mais próximo da Terra. Outra teoria falava sobre o reflexo da lua ou mesmo dos primeiros raios de sol sobre nuvens.
O caso do voo 169 da Vasp intriga até hoje muitos estudiosos de ufologia no Brasil. No entanto, nunca houve uma conclusão que pudesse comprovar se a luz vista pelo comandante e pelos passageiros era um fenômeno natural ou realmente a presença de um objeto voador não identificado.
Matéria Jornal Nacional:
Entrevista do comandante Gerson Maciel de Britto:
Entrevista do comandante Mário Pravato, piloto da Transbrasil, sobre o avistamento ocorrido no voo VASP 169, em 22 de fevereiro de 1982:
Programa Fantástico da Rede Globo apresentando novamente sobre observações de OVNIs por pilotos civís e militares, em 1999. Neste programa o comandante Gerson de Britto e Pravato da Transbrasil, dão seus relatos:
FONTE: todosabordo.blogosfera.uol.com.br - Reno Martins - Canal OVNI Wagner Moloch
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