
DESENHOS DE NAVIOS SÃO CONSISTENTES COM EMBARCAÇÕES ANTIGAS (FOTO: ISRAEL ANTIQUITIES AUTHORITY)
Especialistas não sabem dizer quem teria feito desenhos que representam navios e animais
Arqueólogos encontraram, por acaso, uma antiga cisterna (reservatório de água) na cidade de Bersebá, no deserto do sul de Israel. A estrutura tem 12 metros de profundidade e cerca de 5 por 5,5 metros de diâmetro.
Uma escadaria leva até o fundo da cisterna, onde as paredes possuem linhas fracas que foram reconhecidas como desenhos. As gravuras representam 13 navios, um marinheiro e várias figuras animais de zoomorfismo.
Segundo Davida Eisenberg-Degen, especialista em arte rupestre, os navios são bem detalhadados e mostram características consistentes com a construção de embarcações que correspondem ao período bíblico.

ESCADARIA LEVA ATÉ O FUNDO DA CISTERNA (FOTO: ISRAEL ANTIQUITIES AUTHORITY)
Com base no reboco das escadas e no estilo de todo o reservatório, foi concluído que a sua construção aconteceu no século 1 ou 2. Neste caso, a cisterna teria cerca de dois mil anos de idade.
A datação aponta para o período do domínio romano em Israel. Restos de um assentamento romano estão a cerca de 800 metros da cisterna, de acordo com Eisenberg-Degen. Contudo, os arqueólogos não sabem apontar quem fez as gravuras.
Além disso, não está claro quando o reservatório deixou de ser usado, mas provavelmente não foi há muito tempo. Entre os escombros e sujeira encontrados estavam fragmentos de cerâmica, munição e peças de armamento que foram datados da Primeira Guerra Mundial, que acabou em 1918.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário