Pular para o conteúdo principal

Astrônomos fazem observação direta de planeta orbitando estrela a 63 anos-luz



Por Patrícia Gnipper

Nas últimas décadas, estamos descobrindo milhares de exoplanetas — aqueles que orbitam estrelas que não sejam o nosso Sol. A maioria dessas descobertas se dá pela análise do trânsito, quando o planeta passa em frente à sua estrela e, durante esse movimento, o brilho da estrela apresenta variações detectáveis à distância, indicando, então, que um mundo grande o suficiente para ser considerado um planeta está passando por ali. Outro método para detectar exoplanetas é a análise da influência gravitacional, quando a gravidade deste objeto exerce influência sobre outro (ou outros) em sua região.

E pouquíssimos exoplanetas já foram observados diretamente em comprimentos de onda visível ou infravermelha. Mas um deles é o Beta Pictoris b, planeta jovem e maciço descoberto em 2008 pela equipe do ESO (European Southern Observatory). Agora, dez anos depois, a mesma equipe decidiu rastrear o movimento do planeta ao redor de sua estrela, e conseguiu registrar imagens impressionantes do exoplaneta em questão.

Na época de sua descoberta, a equipe determinou que o Beta Pictoris b seria um planeta do tipo "Super-Júpiter", com a massa de 13 planetas Júpiter e raio de cerca de uma vez e meia a do nosso maior gigante gasoso. O exoplaneta orbita sua estrela a uma distância de cerca de nove vezes a distância entre a Terra e o Sol. As observações iniciais também notaram a presença de cometas e dois discos de detritos por ali.

Mas, com equipamentos mais modernos ao longo dos últimos anos, a equipe conseguiu rastrear melhor o Beta Pictoris b entre o final de 2014 e o final de 2016, vendo um momento em que o planeta passou tão perto do halo de sua estrela que praticamente foi impossível diferenciar um objeto do outro. E em setembro de 2018 esse fenômeno foi novamente observado.

Então, a equipe apontou o instrumento SPHERE para a localização do exoplaneta, cuja atmosfera refletiu a luz de sua estrela e permitiu uma rara observação direta. Aí, com o Very Large Telescope, os pesquisadores conseguiram, finalmente, capturar uma série de imagens sem precedentes mostrando a passagem do Beta Pictoris bb em torno de sua estrela-mãe.


O Very Large Telescope (VLT) do ESO capturou uma série de imagens sem precedentes mostrando a passagem do exoplaneta Beta Pictoris b em torno de sua estrela-mãe. Crédito: Consórcio ESO / Lagrange / SPHERE

Para os próximos anos, espera-se um aumento significativo de observações diretas de exoplanetas cuja existência foi confirmada por meio da técnica do trânsito, muito disso graças aos telescópios da próxima geração que terão resolução ainda maior, além de mais sensibilidade. Entre eles, estão o telescópio espacial James Webb, e os terrestres Extremely Large Telescope (ELT) e Giant Magellan Telescope (MGT).


O exoplaneta Beta Pictoris b, que foi observado por detecção direta. Crédito: ESO



FONTE: canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/